quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os Pequenos Monstros

Há uns meses atrás, enquanto observava uma criança de 5 anos a dar ordens a uma empregada doméstica, copiando a forma como a própria mãe tratava a funcionária, estremeci.
A empregada ia sorrindo amarelamente e lá ia fazendo o que a criancinha ordenava, uma vez que a mãe achava muita gracinha àquele pequeno clone do seu feitio de merda.
Na escola da Alice há muitas crianças peneirentas e de nariz empinado e quando vejo as mães das ditas, entendo tudo. São clones.
Atitudes, gestos de desprezo, peneiras, arrogância em crianças tão pequenas, regra geral, são uma espécie de copy-paste do comportamento a que assistem em casa.
É claro que existem crianças difíceis, teimosas, menos dóceis, cujas atitudes têm uma grande dose de feitio incorporado. Feitio esse que os pais lá vão tentando adoçar em desespero, mas ainda assim, tentando dobrá-los um bocadinho.
Esses pequenos monstros, serão um dia monstros de tamanho normal e isso custa-me e assusta-me. Aliás, assombra-me.
Se há (pouco, mas ainda assim algum) poder que um pai tem é o poder de fazer a coisa certa. O poder de deixar uma pequena impressão digital no coração dos filhos, para que quando cresçam, ou ainda em tenra idade, saibam distinguir o certo do errado.

10 comentários:

Sofia disse...

no comments...

Rita disse...

Não suporto miudos com a mania, mas a verdade é que basta olhar para os pais para perceber de onde aquilo vem.

macaca grava-por-cima disse...

acho que esta é A questão... O que mais nos assusta nesta viagem alucinante que é a maternidade/paternidade

Margot disse...

ui dá medo, dá!

Margarida

c disse...

children see, children do... (havia um filme institucional impressionante, lembras-te?)
A mim faz-me impressão em geral a passagem de preconceitos e intolerâncias de pais para filhos, como se fosse a coisa mais natural do mundo.
Assusta-me também saber que esses pequenos monstros são os seres humanos que vão crescer com os meus filhos... resta-nos cumprir com a nossa parte e fazer figas!

Naná disse...

Pois, mas como tu bem apontaste, eles aprenderam com os pais e se os pais são assim, não vão agir de outra forma, porque acham que estão certos!
Se os pais acham que humilhar a empregada doméstica é normal nunca terão capacidade para ensinar aos filhos o respeito por todas as outras pessoas, independentemente do que fazem ou de quem são...
Isso é que assusta! Eu educar o meu para saber distinguir o certo do errado e ele depois ter que conviver com aqueles a quem nunca lhes ensinaram tal conceito...

gralha disse...

Há gente com muitos complexos de novo-rico que devem ter horror a que os filhos passem por crianças "normais".

Lina disse...

Relamente existe muito disso por aí... é de meter nervos. Mas por outro lado os nossos filhos também têm personalidades muito fortes (falo da minha claro) e muitas vezes não consigo emendar-lhe algumas coisas que gosto menos... e ela ainda é pequenina.
Também se costuma dizer que não fales do vizinho que o teu mal vem a caminho... enfim temos que tentar dar a melhor educaçao possivel aos nossos filhos e esperar que els a aceitem.

Beijinhos nossos

_ba_ disse...

Se há coisa que os nossos filhos são é o nosso espelho. Ou seja, o meu filho reflecte tudo aquilo que eu sou por isso de for mal-educada, antipática, etc ele também o será. Talvez nós nos preocupemos com isso e não achemos a mínima píada mas existe muito boa gente que se ri e acha o máximo ver um pequeno clone de si próprio...e quando crescerem vão ser uns "mastronsos" como os Pais ...mas deixa-me estar calada que o meu ainda só tem 5 anos e tenho "telhados de vidro" ...

Ana C. disse...

Meninas, é claro que ninguém tem filhos perfeitos, mas acreditem que se visse algum dos meus miúdos maltratar, desprezar, ou desdenhar de alguém, não ficava a dar risinhos...