domingo, 21 de março de 2010

O Arroto das 3 da Manhã é Lixado

Alguém sabe quando é que os nossos filhos começam a fazer extravagâncias do género: Dormirem 5 horas seguidas?
É nestas alturas que lamento não ter feito um registo detalhado de como foi o primeiro pum, o segundo arroto, o terceiro bolsado da Alice, assim sempre ia comparando e quem sabe suspirando de alívio com os resultados da análise comparativa.
Conheci uma mãe que metia o filho a arrotar depois dele comer o bife com batatas fritas. Já eu pondero seriamente a hipótese de desistir deste feito no primeiro mês. Não há pancadinhas, posições sentadas, ou esticadas que lhe projectem o ar pela boca fora em tempo útil. Até já tentei arrotar a ver se ele me imitava e nada, sinto-me a mãe mais incompetente do mundo e dou por mim a pensar nas flatulências do meu filho demasiadas vezes por dia para ser considerada uma mulher sã.

10 comentários:

R disse...

Pois é, às 3 da manhã, convinha que ele arrotasse depressa.Mas esse rapaz, continua a comer de noite? Também como é que se arranja aquelas bochechas e se cresce assim?
Beijinhos

Naná disse...

Ana, estou contigo! Bem sei o filme que foi com o meu por causa de não lhe arrancar um arroto. Depois ficava passado e esperneava... e sem falar que não bolsava, golfava literalmente a ponto de lhe trocar a roupa 4/5 vezes ao dia... até que um colega meu me ensinou um truque que comigo resultou a maior parte das vezes: levantá-lo no ar e abanar ligeiramente para a esquerda e para a direita. Pelos vistos abre o "tracto estomacal" ou a via esofágica, ou lá o que seja. Mas resultava quase sempre!

Melissa disse...

Caguei bem nos arrotos no mês 2.

Sobre 5 horas seguidas de sono, estou no mês 13 e ainda não sei.

Banita disse...

O Tigas arrota com facilidade, felizmente, mas vou usar a dica da Naná quando ele não o fizer! ;)
Noites de 5 horas? Ainda não sei o que é isso, a maioria são de 3+3 e felizmente já cá cantam algumas de 4+3... Espero que cheguemos rapidamente às 5h, pois já tenho olheiras até ao queixo!! :(
Não é só o arroto das 3 da manhã que é lixado... e a mijinha, às 3 da manhã?? Aquela que te obriga a trocar a roupa toda?!? Suspirooooo

Igraine disse...

Olá =)

A minha filha também não era muito fácil para arrotar... Desenvolvemos a seguinte técnica: levantá-la no ar, pelos braços, baixar rapidamente, levantar, baixar, levantar, baixar. Geralmente bastavam 3 ou 5 levantamentos e ela arrotava :D

Beijoca*

Nina disse...

Lol!
O meu começou a dormir tda a noite aos 2,5meses. Fui uma sortuda...eu sei!
Jinhos

gralha disse...

Acho que uns arrotam melhor do que os outros e não há muita volta a dar (nisso o Diogo é mais eficiente do que o Gugas). Quanto às 5 horas de seguida, acho que é lá pelos 4 meses - mas isso foi quando introduzi o suplemento ao Gugas. Já experimentaste uma coisa que é o cluster feeding? Consiste em aproximar as duas últimas refeições da tarde/noite. Tipo, se mamou às 19h, enfia-lhe com o biberon pelo gargalo logo às 21h. É possível que ajude a prolongar esse primeiro intervalo de sono da noite.

Paula disse...

O Diogo tem dois meses e eu dou-lhe banho à meia noite, a seguir mama e dp biberon.
No primeiro mês tb comia às 3h, depois comecei a dar-lhe água às 3h e mama e biberon às 6h. Aos poucos passei a água das 3h p a chucha e neste momento ele dorme entre a 1h e as 7h.
Tudo seguido. Foi só habituar o estômago às horas.

Miguel disse...

De tudo o que escreveste gostaria de salientar essa técnica inovadora que tem por base a imitação!! De facto gostava de te ver arrotar e esperar que o António te imitasse!! Aliás, vou fazer isso no final das refeições com o Gabriel: eu arroto e depois ele, e assim sucessivamente!!
Mais uma vez, a tua mente é brilhante!

Ana C. disse...

Muito obrigada pelas dicas. Não prometo experimentar todas, pois desconfio que se levantasse o António no ar às 3 da matina com o sono que tenho, um acidente aconteceria fatalmente...
Miguel tu aprende comigo homem que não vivo para sempre. Há que dar o exemplo aos filhos!!!!