domingo, 16 de setembro de 2012

Hoje, estes saloios

Decidiram ir a Lisboa de comboio e usar também o metro. Afinal de contas, vivemos na merdaleja e o António só andou uma vez na vida sobre os carris e é louco por comboios. Vai daí, decidimos poupar na gasolina e mostrar os transportes públicos aos putos.
Eu pude reviver os meus tempos de faculdade, em que apanhava a carrêra e o comboio e ainda usava as pernas para andar centenas de dezenas de metros e eles puderam vibrar com a experiência, quais meninos da mamã, habituados apenas a quatro rodas.
Como é evidente, só eu é que acreditava que ficava mais barato ir de comboio para Lisboa, do que de carro. Levaram-nos o cú e as calças no comboio e as cuecas no metro.
E pude relembrar (ainda que com a atenuante de ser domingo) a experiência única que é andar numa carruagem sem ar condicionado (devem estar a poupar), com cheiro a chulé e a sovaco, assentos cheios de nódoas e migalhas, janelas sebosas, aliás, tudo seboso. Pude reviver a loucura de ouvir a malta a tossir para cima de nós e sentir os esporos virais penetrarem na minha bela pele e nariz.
Enfim, foi-se a memória esbatida e romântica dos meus tempos de faculdade, em que levava um livro que nunca lia, e senti de novo na pele, a ânsia da estação final que não chega nunca mais.
Foi idílico, sim. Idílico e caro como o caraças.

7 comentários:

Espiral disse...

Ah pois. Só compensa ir de transportes para lisboa se for com passe mensal. E olha que mesmo assim, o meu passe já vai nos 70 e tal... =/

gralha disse...

Transportes públicos só compensam individualmente, não em família :)

Melissa disse...

Por cá, já decidimos passar a usar mais o bóio e afins, já que só temos um pagante na família. Se fôssemos dois, não compensaria.

Rita disse...

Nas férias do ano passado também resolvemos fazer isso e fizemos a viagem ida e volta Sintra-Montijo. Para isso usamos o comboio, metro e barco. Para eles foi o delírio. Para nós foi um golpe na carteira, nunca pensei que esta brincadeira saísse tão cara. Como nem os pais têm passe, fomos os 6 a pagar bilhetes para todo o lado. Enfim, valeu pela experiência.

Anónimo disse...

A sério? Bem, eu gasto uns 80 euros a ir e vir a Lisboa (gasoleo e portagens). Estamos a preparar (eu estou, o pai lá de casa odeia transportes publicos), bem, dizia que estou a preparar um passeio de comboio à capital, porque eles nunca andaram de comboio e porque achei que ficava mais barato mas realmente ainda não fiz as contas dos bilhetes para os 5...
Eu tb guardo uma memória romântica dos 5 anos de 3 horas de viagem á sexta e ao domingo... se calhar é melhor não mexer no baú...

Naná disse...

Sabes o que mais recordo das viagens que fazia de metro e no Fertagus?

Os olhares presentes em todos os rostos de seres que mais pareciam cordeirinhos para a matança... o que me valia era a banda sonora ser boa, já que andava sempre de walkman atrás!

Anónimo disse...

Pois, os transportes estão caros e parcos. E porcos.