sexta-feira, 12 de abril de 2013

As Dietas

Nada percebo delas. Queria muito perder a minha barriga, algures antes dos 40, mas sei que se continuar a comer a minha cerelac, ou Nestum, as probabilidades de isso vir a acontecer são bastante diminutas. Mas eu sei disso e aceito esta minha fraqueza, com promessas diárias de que deixarei a Nestlé na casa dos 30.
As únicas dietas que fiz na minha vida, tiveram que ver com abstinência de açúcar na gravidez. Por isso, tenho muito pouca moral para debater este assunto.
No entanto, existe uma coisa chamada bom senso, que sempre me impeliu a dizer àquela colega de faculdade, que transportava uma garrafinha com uma mistura de cor duvidosa, que andar a beber seiva, ou a comer sopa durante uma semana, não levaria rigorosamente a nada, além de um par de quilos perdidos em 8 dias, um persistente mau humor e uma vontade de comer alarvemente, finda a dieta, repondo os quilos à velocidade da luz.
Ela era estudante universitária, inteligente, com vários quilos a mais, mas tinha este lapso cerebral que a levava a acreditar no misticismo miraculoso da seiva, ou da sopa.
Aquilo que todos os que tentam emagrecer vários quilos à conta destas ideias radicais precisam de entender, é que a única merda que resolverá o problema será uma mudança para a vida. Um compromisso mais duradouro do que um contrato matrimonial.
Não me venham com tretas, ou mudam os seus hábitos alimentares de forma profunda, consciente e continuada, e por continuada eu quero dizer mais ou menos para sempre, ou voltarão aos quilos.
É como deixar de fumar. Não dá para conceder e fumar apenas um maço por semana. Ou se deixa de fumar, ou não se deixa de fumar.
E é esta a dura realidade. Toda a coisa do compromisso para a vida é assustadora, tira a força nas pernas e impele-nos ao suicídio gastronómico, afogando as mágoas na charcutaria, ou enfiando a cabeça na vitrina da pastelaria tentando um atalho menos doloroso e acreditando em milagres, mas é isto. Quase que posso jurar que sim.

8 comentários:

gralha disse...

A Melissa já explicou isto amplamente mas é mesmo uma questão de equilibrar o consumo e gasto de calorias. Para sempre, é claro. Podemos ficar velhos mas as nossas células continuam a viver dessa matemática.

_ba_ disse...

Nem mais: não há cá depuralinas nem aspira gorduras nem o que quer que sejam milagroso.
Ou se controla o que se ingere e se tenta fazer algum desporto (andar no paredão por exemplo quando o S.Pedro o permite diga-se...)ou então aceitamo-nos como somos e "siga"...então depois dos 35 é uma alegria :-)

Ana C. disse...

Pois, a grande questão é que é Para Sempre, na saúde e na doença, todos os dias das nossas vidas, até que a morte nos separe :)

disse...

O problema é o "para sempre" :)
Em relação à comida dá para dar umas facadinhas e é mais o saber controlar as quantidades, o não abusar...
Em relação ao cigarrinho não dá para dar abébias, mesmo!
Eu disse que era só um e acabei por estragar três meses de "não sou fumadora", shame on me.

Ana. disse...

Já não aguento ouvir falar de dietas! É daquelas modas cíclicas que nunca dão em nada, porque - lá está, as pessoas fazem delas um ciclo e não um hábito.
Não há cão nem gato que não esteja a fazer dieta, patrocinado por uma clínica/programa milagroso ou não!
Então para quem quer perder dois quilos para entrar numa porcaria de um vestido... aí é que não há mesmo pachorra!
E sim, também acredito, como a gralha, que a educação alimentar é uma questão de matemática (e de alguma inteligência)!

Sílvia disse...

Ora nem mais. Eu continuo a achar que fechar a boca e fazer exercício é mesmo a dizer mais eficaz. E por fechar a boca entenda-se não comer tudo o que aparece pela frente, comer de forma regrada e saudável e de vez em quando até se pode comer alguma coisa cheia de molho. Ainda hoje fui ao continente e estavam lá uns pasteis de nata quentinhos quentinhos mas fui uma pessoa sensata e deixei-os lá até porque tinha acabado de sair do ginásio e esta semana estou mesmo a comer de forma decente :)

Maria João disse...

" Insanity workout", é o nome da minha recente "dieta"! Juntamente com um estilo de vida mais saudavel, continuando a fazer e a comer uns bolinhos!! E não é que está a resultar! Googla e, se fores forte, faz e a barriguinha vai à vida!

Dulce disse...

Só me falta coragem... os compromissos para a vida sempre me assustaram.