sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Aquela Estalagem



A Estalagem do Muchaxo na Praia do Guincho é daqueles sítios maravilhosamente decadentes, que viveu a era do Glamour e dos exílios da realeza, assistindo a quase tudo.
Batida pelo vento e salpicada pelas ondas do mar que teima em corroer tudo à sua volta, a Estalagem mantém-se, já não tão glamorosa, já não tão brilhante, mas para mim mágica.
Adoro ir lá num dia frio de Inverno, sentar-me numa das suas mesas encaixadas na pedra, com vista para a praia e lembrar-me de todas as tardes que lá passei a estudar, a conversar sobre coisa nenhuma e o mundo inteiro, a olhar o mar e a sentir-me a pessoa mais completa do mundo. Fomos lá no dia de ano novo e a Alice também se rendeu aos seus "encantos".
Eu sou uma pessoa de praia no Inverno, por muito parvo que possa parecer, e aquela Estalagem decadente, onde não tenho coragem de pedir nada além de café, ou torradas, é o cenário perfeito para uma pessoa de Inverno como eu.
Na entrada estão expostas algumas fotografias dos seus tempos áureos, com caras da arte, da monarquia, da política que por lá passaram e paro sempre para as olhar, quanto mais não seja para me lembrar que, apesar de velhinha, a Estalagem já teve a sua dose de vida e agora descansa, olhando a Praia do Guincho.

8 comentários:

Melissa disse...

Fiquei curiosa!
Também sou de praia no Inverno, mas costumamos ir aqui para as Avencas, ao pé.

Miguel disse...

No sítio onde nasci também há um antigo estabelecimento que já foi Rei no seu tempo mas que agora não é mais que um velho decadente. Mas trata-se de um bar de alterne...

Precis Almana disse...

(a gargalhar com o comentário do Miguel :-))
Quanto à estalagem, pensava eu quando vi o post onde já tinha visto referências à dita e lembrei-me num ápice :-)

Eumesma disse...

"Aquela" estalagem é tudo isso que descreves e mto mais, fui lá há mto tempo comer uma fatia de bolo e beber um chazito e nunca mais esquecia do ambiente e da imagem para o mar revolto.

Quero lá voltar um dia destes, sem dúvida. :-)

E não é nada parvo a praia no Inverno, a praia no Inverno tem encantos bem mais velhos que atafulhadada no Verão...

Bjs

Ana C. disse...

Melissa podemos combinar lá o nosso café :)

Ana C. disse...

Miguel ahahahahahahahahahahahaha
Hoje estás inspirado, conseguiste roubar a poesia toda do texto :)

Ana C. disse...

Precis eu também gargalhei muito sim senhora, não há como os comentários de um gajo sem sensibilidade e depravado para nos devolverem o sorriso num dia frio ;)
Mas diz lá onde é que viste referências?

Ana C. disse...

Eumesma já vi que também és de praia no Inverno. Não há como estar ali dentro a ver as ondas quase selvagens do mar do guincho a rebentarem lá fora...