quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Descascar um Ovo


Se me perguntarem o que é que mais me custa na cozinha eu teria que dizer: Descascar ovos cozidos. Há coisa mais cretina do que tentar soltar aquela casca que ora se agarra, ora se solta às lascas, escaldando-nos os dedos, fazendo-nos bufar, praguejar, maldizer o momento em que decidimos fazer Salada Russa para o jantar?
Também já percebi que há ovos que se descascam melhor que outros, só não entendi bem porquê. Será da galinha? Uma tem o rabo mais duro de roer que a outra? Uma é a galinha dos ovos de casca dura, outra dos ovos de casca porreira?
Em segundo lugar nas tarefas impossíveis está tentar tirar uma casca de ovo que caia por acidente na mistela que estamos a preparar, seja um bolo, ovos mexidos, massa de panquecas. Alguém consegue tirar a casca do líquido? Para quando uma invenção nesse sentido? É que é tramado trincarmos pedaços de casca mais tarde.
E enfim, aqui estou eu a falar sobre cascas de ovo como se não fosse a coisa mais estúpida do mundo, mas tudo para distrair a minha mente catatónica, tudo...

17 comentários:

gralha disse...

Pois eu acabei com essa árdua tarefa! Como? Simples: cozo os ovos no microondas (sem casca claro). Deito-os num recipiente coberto, programo uns 3 minutos e voilá :) É claro que só serve quando não vamos servir os ovos inteiros.

Anónimo disse...

deve haver uma técnica qualquer, deve existir para aí um génio que sabe fazê-lo... nós é que ainda não o descobrimos!

Miguel disse...

Detesto ser eu (um homem) a desvendar uma técnica milenar mas pronto...
Meninas, entre a casca do ovo e a clara existe uma fina membrana muito maleável. O segredo está em agarrar nessa membrana e descascar a partir daí! Quase conseguem sacar a casca quase inteira!!
(Chocolate, não sou eu o génio. É a minha mulher!)

Melissa disse...

Eu ADORO descascar ovos cozidos. ADORO. É um prazer parecido ao de tirar as peles mortas às unhas.

Precis Almana disse...

A casca sai melhor quanto melhor cozidos estão. E a técnica é deixá-los em água fria logo a seguir a estarem cozidos.

Rita Catita disse...

O truque infalível para tirar pedacinhos de casca que caiam na mistura de ovos é utilizar metade de uma casca de ovo cru como colher.
Resulta sempre!

Quanto aos ovos cozidos...nunca os ponhas a cozer imediatamente a seguir a tê-los retirado do frigorífico e depois de cozidos, deixa-os durante uns minutos em água fria, descascam melhor.

3Picuinhas disse...

uma pancadinha numa extremidade, outra pancadinha na outra. soltas esses pedacinhos de casca. Fica um buraco de cada lado. Sopras com força e Voilá, a casca solta-se :)
os teus posts lembraram-me uma frase que os amigos fazem questão de me recordar. Dizem que a dada altura, na minha fase de final de gravidez me saiu: "não quero saber por onde sai, até pode ser por um ouvido, mas quero a miúda cá fora e depressinha!

Ana C. disse...

gralha a sério? E ficam com formato de ovo cozido? Tenho que experimentar, mas desde já aviso que a última vez que meti um ovo no micro-ondas esqueci-me de lhe fazer um furinho e explodi com o micro...

Ana C. disse...

chocolate és cá das minhas ;)

Ana C. disse...

Miguel o problema é quando essa pêga dessa membrana não sai, fica colada ao ovo...

Ana C. disse...

Melissa que comparação!!!!!!

Ana C. disse...

Precis tens a certeza mulher? eu vou experimentar todas estas técnicas.

Ana C. disse...

Rita Catita tu és uma daquelas donas de casa perfeitas, tipo Martha Stewart!!!! Tenho leitoras incriveis, vou tentar!

Ana C. disse...

3Picuinhas alguma coisa me diz que se seguir o teu truque vou parar ao hospital com a boca queimada :)
Quanto ao resto é exactamente assim que me sinto...

gralha disse...

Ui, acho que não me expliquei bem. Não ficam nada com o formato de ovo cozido, ficam com o formato da tijela, por exemplo. Mas como uso o ovo sobretudo para saladas, não há problema.

3Picuinhas disse...

:D:D:D....primeiro arrefeces o ovo em água fria :D:D

Joanissima disse...

Vou-te dar a minha receita: coze os ovos com umas gotas de vinagre. descascam-se que é uma beleza!!