quinta-feira, 15 de março de 2012

"A Mulher é o único ser que quer mudar, mesmo quando está bem"



Há medida que os anos vão passando no meu calendário, as minhas exigências e prioridades em relação àquilo que importa, vão girando e mudando de posição, como uma roda gigante, daquelas onde conseguimos avistar a cidade inteira quando estamos lá em cima, ou apenas o chão de cimento, quando ficamos em baixo.
Se no princípio de tudo, eu queria sempre a vista inteira da cidade. Desejava tudo de alguém. Desde as flores, aos beijos, aos poemas, à filosofia, às tiradas excepcionais, ao romantismo irrepreensível (daqueles que vimos nas comédias românticas), ao gosto pela mesma música. A pessoa que seria a minha metade, teria que me encher de tudo a todas as horas e minutos, pois eu não merecia menos. Hoje, aos-mais-para-os-quarenta-do-que-para-os-trinta, são muito mais as vezes em que aprecio a firmeza do chão de cimento, às tonturas da vista lá de cima.
Hoje sei que não é possível tudo, todos os dias e a todas as horas e que exigir isso de alguém, em modo permanente, é uma espécie pontapé em nós próprios. É pedir o fracasso.
Entendermos que podemos estar bem, sem termos que ter tudo a cada instante, é uma prova de que conseguimos largar um bocadinho do pêlo feminino que nos cobre a pele, e que nos foi incutido desde cedo pelos contos das princesas beijadas, que viveram felizes para sempre com o seu príncipe perfeito e imaculado.
As relações têm mácula e aceitarmos a possibilidade das nódoas, da falibilidade alheia, é meio caminho andado para vivermos livres das ânsias femininas que nos consomem.
É que isto de ser mulher, não confunde só os homens. Muitas vezes põe-nos doentes.


*Frase ouvida na entrevista do MST, ao Dani Oliveira.

3 comentários:

Mad Hattress disse...

Ser mulher é mesmo complicado. às vezes não me entendo a mim mesma e, por isso, já não espero que as outras pessoas me entendam a toda a hora. Tenho a mania que podia mudar sempre algo em mim quando os outros acham que está tudo bem. E provavelmente até está. Mas esta nossa maniazinha... Enfim!

Naná disse...

Ana C., tu parece que me lês a alma!
Mais uma pérola de sabedoria do MST, essa frase, que não podia corresponder mais à verdade verdadinha!
Um excelente texto, menina Ana Cê!!!

Ana. disse...

Tu de vez em wuando ainda me surpreendes...
Muito bom este texto.
;)