terça-feira, 1 de junho de 2010

A Cozinha é o Coração da Casa




O coração de uma casa é a cozinha. É nela que acabam as conversas, que se juntam os amigos em volta de canecas de café. É nela que dá vontade de ficar a sentir o aroma de um bolo que coze no forno. É na cozinha que passam as crianças cheias de perguntas e ficam a mergulhar o dedo na massa do bolo, é na cozinha que sentimos conforto no final do dia.
Estou longe de ter a cozinha dos meus sonhos, com uma mesa redonda encostada a uma janela rasgada sobre o jardim, onde pudesse sentar-me a tomar o pequeno-almoço sozinha, ou com o resto da família. Mas isso não me impede de continuar a salivar de cada vez que vejo fotografias da cozinhas cheias de alma.
Só me pergunto porque é que cada vez se investe menos nas cozinhas quando se desenha uma casa, ou um apartamento?
Nos apartamentos vemos corredores estreitos e sem alma, nas casas aposta-se em salões de baile em detrimento das outras divisões.
Se um dia desenhasse uma casa teria uma cozinha onde me desse vontade de fazer panquecas ao pequeno almoço todos os dias e onde coubesse o meu coração inteiro.

13 comentários:

Poetic Girl disse...

As minhas melhores recordações são nas cozinhas da minha infância.... concordo contigo. A minha mãe fez agora a cozinha dos seus sonhos aos 60 anos de vida, nunca é tarde! bjs

Cláudia disse...

Embora eu tenha uma mesa redonda debaixo da janela não dá para um jardim mas para um monte de casas velhas e menos velhas mas feiinhas!
Adoro cozinhas e também gostava de ter uma dessas cozinhas familiares mas por enquanto vou aproveitando a minha o melhor que sei e posso...e por falar nisso, são horas de ir fazer o jantar!!!

Maria disse...

Tambem concordo contigo. Um dos meus sonhos e ter a "minha cozinha". E uma das divisoes em que se passa mais tempo. ;)
Biejinho.

sofia disse...

às vezes dá-me cada ataque de fúria na minha cozinha...
Tem muitas vezes os cheiros, mesmo o sol de fim de tarde, mas falta-lhe espaço
espaço para me mexer e para poder espalhar tudo o que gostaria de ter à mão e ainda sobrar um canto ou outro par colocar uma fruteira cheia de perfume e umas flores bonitas e um bolo a arrefecer...

gralha disse...

Nesse caso, a minha só é uma pequena aurícula - mas não me importo, que eu cá não sou fã de cozinhas. Só lá passo o tempo necessário, que já é demasiado.

Anónimo disse...

Sem dúvida, que a minha parte preferida da casa é a sala!

O conforto é inigualável!

Sandra disse...

uau! A 3ª cozinha então é mesmo catita!!
è bem verdade que é onde passamos grande parte do tempo...imagens como estas dão grandes ideias!

Cat disse...

Concordo contigo!
Adoro a cozinha, adoro a minha cozinha e até já arranjei um cantinho para o computador porque tenho espaço é lá que gosto de estar e onde tenho vista sobre o parque infantil. É lá que tudo se passa. Também sonho com uma mesa redonda nem sei porque comprei uma rectangular ;)

Joanissima disse...

Adoro cozinhas exactamente pelo que descreves: o aconchego, os cheiros, as cumplicidades... Tu deves ter sido inglesa noutra encarnação, melher!! : )

Para mim, das que aqui puseste, era, sem hesitar, a do meio!

De que cor é a tua cozinha? I dare you a por aqui uma foto catita!! (e não vale repetir a do serviço tipo lenço dos namorados, que essa já vi!!)

Disse disse...

Se te mostrasse a minha cozinha ias achar um piadão e começar a fazer odes à casa-de-banho....

Ana C. disse...

Joaníssima então achas que vou espetar aqui com a minha kitchen? ahahahahaha
Eu disse que não tinha a cozinha dos meus sonhos. É um quadradinho pequeno que tentei reciclar com pormenores. Os armários são madeira clara, espetei-lhes com uns puxadores de loiça azuis, pintei as paredes de azul céu e pus umas cortinazitas aos quadradinhos. Se tiver paciência tiro umas fotos. E a tua? É nova não é? Bitch!

Joanissima disse...

Não, melhére, a minha não é nova... é semi-nova... botei-lhe ha pouco tempo uns moveis novos q ja n tinha espaço para arrumar os tamparuéres...

Besides, a cozinha é um state of mind, pá!!!

Joanissima disse...

mas adoro cozinhas integralmente brancas coisa que a minha não é...

os móveis da minha são de faia, clarinhos, e depois colori os detalhes de laranja, verde alface e amarelo... parece uma curte de lsd mas a malta curte... no frigorifico ha milhares de fotos de pessoas importantes e há um blackboard com recadinhos a giz.