terça-feira, 25 de maio de 2010

Vá mulherio toca a andar!

Mulherio até aos 45 anos toca a vacinar contra vírus responsável pelo cancro do colo do útero. Depois de falar com a minha médica saí de lá com a ordem de vacina.
Tudo bem não é comparticipada para as nossas faixas etárias, mas é o dinheiro mais bem gasto de todos.
Vá abram as carteiras, arregacem as mangas e levem a injecção intra-muscular em três doses. Não dói nada quando comparada com o grande mal que evita...

23 comentários:

Poetic Girl disse...

Já podemos tomar Ana? Pensei que era só até aos 20 anos, sendo assim claro que quero tomar. Custe o que custar. bjs

Ana C. disse...

Poetic Girl A minha médica disse-me já existirem estudos que dizem que até aos 45 anos é eficaz. Ela própria tinha tomado a primeira dose há pouco tempo.

I. disse...

Vinha cá dizer que a minha médica disse que era indiferente (há mais de 5 anos, e depois de eu lhe pedir para a tomar), mas depois de ler a tua resposta vou por-lhe a questão de novo.
Tenho medo de picas, mas mais ainda de ficar com o grande C. Livra!

Ana C. disse...

I. pergunta-lhe lá agora. Sabes que estão sempre a aparecer estudos novos todos os anos.

sofia disse...

Não sabia que já tinham alargado o "leque" de idades
Tenho de ver se falo com o médico nisso
Bjs

LaranjaLimão disse...

Quanto é que custou a vacina, Ana? €500?

Ana C. disse...

Sofia só não alargaram a comparticipação, essa acho que é só até aos 20 e tal anos.

Ana C. disse...

Laranjina C tu agora não podes levar vacina nenhuma, mas fica já sabendo para o futuro: Vou comprar a primeira dose para a semana, mas cada dose é cento e tal euros. Penso que no final dá 300 e tal euricos.

Joanissima disse...

Eu já a levei há um ano, mais ou menos. O meu médico mandou-me fazer por uma questão de precaução (até por causa do HPV).
O preço, na altura, ficou bem mais do que 300€. Mas valeu a pena, mais que não seja pelo descanso.
É lamentável que não seja minimamente comparticipada.

sonho de bebé disse...

Em Junho vou á Ginecologista e vou pedir o conselho dela.
bjs

Lia disse...

Pensava que não servia de nada tomar... Caraças de médicos que não se decidem!

R disse...

Passei por aqui para te dizer que tenho um post na Mansarda com um recado para ti.
Vai lá ver.

Por aqui hoje o assunto é sério. Claro que as raparigas se devem vacinar e se está provado que as mais velhas também, é pedir a opinião do ginecologista, e mesmo sendo 300 euros, vale mais gastar na prevenção, do que passar por trabalhos.Bjs

Precis Almana disse...

A questão, Ana, é que a probabilidade de termos já HPV - aquilo que a vacina previne - é enorme. Todas nós. E saber se temos só se consegue com um exame que é a captura híbrida e custa cerca de 100 euros. E, tendo-se, ainda há a probabilidade de ser de baixo risco para cancro, o que é muito bom mas em qualquer dos casos exige é vigilância. Se já se tiver, a vacina não vale de nada...
Há estudos que apontam para um número altíssimo o de pessoas que, na vida adulta, já estarão infectadas (mesmo que não se manifeste).

Precis Almana disse...

E penso que será por isso que os médicos dizem que é indiferente. Há 80 e tal estirpes do virús... O que se deve fazer é vigilância: citologia e colposcopia (o videozinho que se vê lá dentro caso o virús se manifeste).

Ana C. disse...

Precis mas o que a médica me explicou é que podemos ter estado em contacto com um genotipo do vírus, mas existem dezenas de outros que estão na vacina. A vacina pode ainda ajudar a fortalecer o sistema imunitário para eliminar o vírus e a resolver a possível infecção.
Et voilá, feitas as contas acho que vale a pena e não, não é indiferente levar, ou não levar.

Precis Almana disse...

Eu não digo que é indiferente, digo é que talvez seja por ser grande a probabilidade de termos que os médicos dizem que há médicos a dizer que é indiferente (como a da I., por exemplo). Eu não sou ninguém para dizer isso.
Independentemente das diferentes posturas médicas e de se levar ou não vacina, é muitíssimo a visita anual ou semestral ao ginecologista e a realização da citologia com colposcopia; coisa que, tu também deves saber, mesmo ao nível de pessoas que são informadas e deviam fazê-lo não é seguido de forma rigorosa. Começa a perguntar às pessoas que conheces e apanhas um baque...(como eu apanhei há uns tempos quando fiz essa "sondagem").

Precis Almana disse...

Ai pá, e escrevi repetido e tenho palavras a menos, como importante...

Precis Almana disse...

Ah, uma coisa: o virus não se elimina. Uma vez lá, sempre lá. Pode é não se manifestar. Ou conseguir eliminar-se a lesão (a manifestação do dito). Daí o eu ter dito que quando se tem a vacina não vir fazer nada (desculpa, podia não ter ficado claro). Mas claro que se fortalece e se evita a manifestação de outras estirpes, é uma vacina importante.

Ana C. disse...

Precis todos os anos estou caída na ginecologista a fazer os exames todos. Da última consulta trouxe extra a prescrição da vacina e o primeiro exame da mama...
É um dos cancros mais tratáveis se detectado precocemente e mais mortal quando detectado tardiamente. Tudo o que puder fazer para evitar más surpresas é claro que farei. Mas também sei que ainda há muitas mulheres informadas que deixam andar estas coisas por preguiça, procrastinação.
E agora já fizemos o nosso panfleto informativo :)

Mariah disse...

Desconhecia que se podia tomar até aos 40! Acho que se deve tomar mas sem dúvida que a melhor prevenção é a visita regular ao ginecologista e efectuar a citologia, sem falhas. Acho que ainda há alguma desinformação em relação ao HPV, principlamente ao associá-lo a praticas promíscuas o que não corresponde à realidade.
Um beijo desta leitora recente do teu blog mas agora assidua

Precis Almana disse...

Ahahah Pois!
E é isso, sim.
Acho que alguma descoincidência de informação também se deve a ser uma descoberta relativamente recente, eles ainda andam um bocadinho a apanhar bonés. Entre 80 e 200 estirpes, lês de tudo um pouco. Depois falam em transmissão sexual e também já li que pode ser passado em piscinas - acho que descobriram casos de pessoas que era impossível ter sido por via sexual... Etc., etc. O que eu sei, e cada vez sei melhor, é que é fundamental fazer meia dúzia de exames anualmente para podermos ir fazendo pequenas afinações na nossa "máquina".
E com esta me vou... dar-lhe descanso :-)

gralha disse...

Infelizmente sou uma das cerca de 10% de mulheres para quem já não vale a pena fazer a vacina... Resta-me a vigilância anual.
Mas ainda bem que fazes o apelo! Tenho pena que nunca me tenham falado disto antes de apanhar o vírus.

Isilda disse...

Venha o que vier não tenho medo de nada.Deixei de ligar ao sensacionalismo na área da saúde.