domingo, 10 de maio de 2009

Adeus



Chegou a hora de vos dizer adeus. Vocês que estão comigo desde os 16 anos para me ajudarem a focar o que insiste em aparecer desfocado diante de mim. Vocês que têm sido a minha muleta visual desde que me lembro. Vocês que já imprimiram no meu rosto uma espécie de imagem de marca, pois já pouca gente se lembra de mim antes de vos usar.
Adeus. Amanhã despeço-me. Talvez vos guarde numa qualquer gaveta como memória distante, talvez me desabitue de um dia para o outro do ritual de vos pousar na mesinha-de-cabeceira a cada noite que antecede o sono. A trocar-vos pelos escuros graduados de cada vez que desponta o sol, para logo vos colocar de seguida assim que vem a sombra.
Enfim foi um casamento que terminou em divórcio. Mas penso que é um divórcio amigável, sem rancores, nem mágoas. Aliás, fica uma única mágoa. A de não vos terem deixado estar presentes no nascimento da minha filha e ela me ter sido mostrada como uma mancha desfocada e incerta. Penso que foi o dia em que me senti mais diminuída na minha miopia.
Quanto à intervenção que farei, já ouvi umas insinuações que a equiparam a uma qualquer cirurgia estética e que me deixaram um bocadinho furiosa. Deixem-me que vos esclareça, e quem usa óculos sabe, que é uma incapacidade física que nos diminui sim. Não é por vaidade que quero tirar os óculos, é simplesmente porque quero ver bem sem eles. É crime? Ah bem me parecia que não.
Não estou de todo nervosa. Apenas maravilhada com esta espécie de milagre que está prestes a dar-se na minha vida. Só há uma imagem estranha que insiste em não desaparecer dos meus sonhos e tem a ver com o filme Laranja Mecânica. Deixo aqui a fotografia para o caso de não se lembrarem bem da cena do filme que me anda a perseguir...




33 comentários:

Melissa disse...

O SNS faz essas cirurgias, e o SNS não faz cirurgias estéticas a menos que por causa de um acidente, nem imagino o acéfalo que terá dito isso. De certezinha não usa óculos.

Tou com invejinha branca! Como as minhas maleitas oculares ainda não estagnaram, terei de esperar mais uns tempos.
Invejinha branca.

Melissa disse...

Um ps off-topic - a minha babysitter afinal tinha ensaio com a banda hoje (crueldade das crueldades) ou seja, nada de feira do livro para ninguém. Mas podíamos combinar os 5 durante a semana, que tal? (Eu, o marrida, a tua Gabi, o meu Gabi, tu.)

Irina A. disse...

Querida Ana, como uma cirurgia é sempre uma cirurgia seja ela grande ou pequena, desejo que tudo corra pelo melhor.

Quanto à cirurgia estética, essa fica para outra altura, quando pensares nisso apita que eu estou a precisar ;)

Beijoca
Kitty

Only Words disse...

Eu estou tão loura que comecei a ler o post e pensei "oh, mas então que se passa, a Ana vai terminar com o blogue?!?!". Li num ápice todo o texto para desmistificar o meu dilema. Ufff, afinal não, são apenas as tua "lunettes" que vão desaparecer. Quanto à cirurgia, seguramente correrá pelo melhor ;)

Kitty Fane disse...

A minha cunhada fez essa cirurgia há 3 anos e diz que foi o dinheiro mais bem empregue que gastou. Além disso, não custa absolutamente nada. Felizmente e até ao momento nunca tive qualquer problema ao nível da visão, mas se o tivesse faria a cirurgia sem dúvida.

Beijinhos e que corra tudo bem

DIABINHOSFORA disse...

Essas cirurgias hoje em dia são milagrosas. E pelo que sei resultam muito bem. Por isso acho que bem vais poder fazer o divórcio! Que tudo corra pelo melhor e boa sorte!

InêsN disse...

que bom :)))

R disse...

Desejo que tudo corra às mil maravilhas.
Essa operação foi uma coisa maravilhosa para quem sofre de miopia.Beijinhos e até para a semana.

Anónimo disse...

Eu já fiz a cirurgia à miopia e acredita que é mesmo um milagre!! Boa sorte! :)

Naná disse...

Boa sorte! Eu uso óculos desde os 3 anos de idade, mas como só tenho falta de vista num olho, abuso do outro e ando sem óculos... por isso, não sei mesmo o que é ficar «pitosga» quando se está sem eles...
Mas sei o stress que é usar óculos, então na infância e adolescência então... expressões como "carolha" e "quatro-olhos" vão ficar para sempre gravadas no meu cérebro... coisa que os que nunca usaram óculos nunca conseguirão compreender, por isso dizem asneiras como essas de ser uma cirurgia estética!...

The New Black disse...

Como correu a cirurgia LASIK? Bjs

Pp_FANTASMA disse...

Se assim é,e porque tenho amigos que já fizeram o mesmo, e com sucesso, desejo uma boa e ráida recuperação. As letras não podem esperar!

Ana C. disse...

Melissa tu vai agora a uma consulta. É que às vezes a gravidez em todo o seu explendor, faz aumentar a miopia, tem cuidado. Em breve quem sabe não te livras dos teus...
E no verão o calor a fazer com que eles escorreguem pelo nariz? Detesto óculos no verão...
Quanto à Feira do livro dps falamos, mas o teu ainda está no ovo e a minha foge por todo o lado, não é própriamente o local mais relaxante para a levar...

Ana C. disse...

Kitty já nos estou a imaginar de braço dado na fila para o botox...
Quanto ao resto obrigada :)

Ana C. disse...

Only Words no dia em que decidisse terminar o blog (e que deve estar muuuuuuito longe) dava um pré-aviso brutal fica descansada ;)

Ana C. disse...

Kitty Fane eu sei que é um procedimento rápido e indolor e que será certamente o dinheiro mais bem gasto do mundo. Irrita-me apenas quem acha que isto tem alguma coisa remotamente parecida com estética...
Obrigada!

Ana C. disse...

Diabinhos quando for uma mulher divorciada (dos óculos) venho aqui escrever. Aliás, acho que posso logo plantar-me em frente do computador e tv e tudo :)

Ana C. disse...

Inês e eu que o diga :)

Ana C. disse...

Mariinha muito obrigada e boa viagem para ti. Não te esqueças de apertar o cinto durante toda a viagem de avião. Se possível mesmo quando fores à casa de banho ;)

Ana C. disse...

ML espero juntar-me a ti na lista das miraculadas. Acho que é o ramo de medicina que mais evoluiu nos últimos tempos...

Ana C. disse...

Naná tu poupa-me o olho bom, porque senão ficas com dois maus. Sua grande desnaturada ocular!

Ana C. disse...

Sunrise cabeça no ar. O lasik é só amanhã à tarde...

Ana C. disse...

PP Fantasma aquilo não tem praticamente recuperação em termos de ter que estar afastada do computador. Aliás, o médico disse que assim que chegasse a casa podia ver televisão e computador. Portantus não há crise :)
Obrigada!

Banita disse...

Eu que nunca sofri dos olhos, só me apercebi da crueldade que é usar óculos quando ouvi uma conversa entre dois míopes!
E o que me ri, quando me disseram que era lixado quando iam comprar óculos novos e como estes não tinham as lentes deles, eles não viam nada!! Quando o vendedor perguntavam se gostavam de se ver com aqueles óculos, eles encostavam a cara quase ao espelho e depois de ver uma mancha desfocada que não aparentava ter má figura, davam o OK e traziam para casa um óculos novos! Foi impagável! Aprendi mais sobre míopes naquela conversa do que na vida toda! Os míopes eram o Banito e uma grande amiga minha! Ela fez a cirurgia e considera-se uma mulher feliz e realizada, o Banito já não se imagina sem óculos.
Beijinhos e que corra tudo bem! ;)

L. disse...

Olá Ana. Espero que corra tudo bem.

Entretanto, quando puderes, há um desafio para ti no meu blog :P

Ana C. disse...

banita cá por mim o teu banito tem cagunfa da operação...
Eu também já não me imaginava sem óculos até ao dia em que pus a hipótese de deixar de os usar ;)
Mas a cena do oculista é bem verdadeira. Passei por ela tantas vezes...

Ana C. disse...

L só à tarde é que vou deixar de ser míope. Vou passar por lá com certeza.
Bjs e obrigada

Carla disse...

Essa cirurgia é uma maravilha. Conheço quem a tenha feito e diz que foi o dinheiro mais bem gasto da vida :)
Uma das filhotas também a quer fazer (embora use maior parte do tempo lentes) mas o médico diz que ainda é cedo.
Bejinho Ana e tudo de bom :)

Precis Almana disse...

Uso óculos desde os 17 meses (sim, mesmo 17 meses, leste bem), desde aí que, segundo a minha mãe, eram a primeira coisa que punha ao acordar e a última que tirava antes de adormecer. Aos 15 anos passei a usar lentes de contacto alternando com óculos. Tenho 40, quase 41, e sei que me aproximo da idade em que, além do que tenho, terei de vir a usar óculos "de ver ao perto", a médica já me avisou. É só por isso que não me habilito para fazer essa cirurgia. Porque sim, é um sonho poder ver sem apêndices, compreendo-te muitíssimo bem. Mas fazer e depois ter de usar óculos na mesma... E a verdade é que as lentes já me fizeram sentir um bocadinho melhor...
Que corra tudo bem!!!

Anónimo disse...

vai correr bem...mas olha que os oculos dão mto estilo, eu gosto;)

Izzie disse...

Boa sorte minha querida!!
Vai tudo correr bem

Um beijo

Unknown disse...

Pelo que ouvi dizer é algo simples... mas para mim faz muita impressão, não consigo pensar nisso sequer, se algum dia for necessário cá nas minhas bandas não sei como vou reagir :/

Rápidas melhoras e depois conta as novidades.

Beijinhos.

Joanissima disse...

Eu morro de medo desse operação. O meu medico bem me diz que nao ha nada a temer mas nao me convence...
seis dioptrias em cada olho e, mesmo assim, fiel às minhas lentes de contacto.

Tenho medo dessas coisas, confesso...