quarta-feira, 29 de julho de 2009

Até Breve!


Sempre quis fazer um inter rail. Não precisava de ser com uma mochila às costas e duas peças de roupa, podia ser com uma mala de rodinhas e uma muda de roupa por dia.
Há qualquer coisa mágica nas estações de comboios que não se compara a nenhum outro ponto de despedida, de reencontro. As mãos que acenam às janelas, o cheiro, o ruído do comboio a arrancar, a sensação de caminho que se trilha.
Não há isso num aeroporto, nem dentro de um avião, onde as milhas se cortam sem que passemos por elas.
A leitura de um livro que nos prenda, um jantar na carruagem restaurante, os olhos vidrados na paisagem que nos enche e nos vai acalmando por dentro.
Por isso adoro comboios. É um daqueles fascínios que não se explicam. Adoro comboios miniatura que passam sobre os pequenos carris de fingir, adoro grandes estações, apeadeiros no meio do nada. Adoro o barulho, o balançar, a cumplicidade que se cria com quem viaja connosco, ou a simples viagem solitária que não incomoda.
Quando tinha cerca de 18 anos tentei organizar um inter-rail com uma amiga, mas os preços não compensavam de forma nenhuma, por isso fui adiando, trocando o barulho do comboio pela turbulência aterrorizadora do avião, fui pensando que um dia o faria e acabei por nunca o fazer.
Agora sou mãe e partir em viagem por um mês é virtualmente impossível, mas sei que um dia, quando os filhos estiverem crescidos e eu uma mulher madura, hei de acenar-lhes da janela do comboio e dizer-lhes até breve!

17 comentários:

Vera disse...

A minha Filha mais velha, a dias de fazer 18 anos, anda a juntar economias para poder, no próximo Verão, embarcar na aventura do Inter Rail!
E eu vou dizer-lhe até breve e ficar a morrer de saudades ;)...e de inveja... :-)

Ceres disse...

Também acho que os comboios têm uma mística deveras especial... Também eu tive pena de nunca ter feito o inter rail enquanto jovem inconsequente...

mas de facto os preços demovem-me muitas vezes, o valor é tanto ou mais do que um bilhete de avião e a pressa de chegar acaba sempre por ganhar...

Viajar de comboio é apreciar a viagem em si e quando o tempo urge, no corre corre do dia-a-dia, esse prazer é posto de lado em detrimento da velocidade da nossa vida...

Por isso, penso que vou seguir o teu conselho, e quando for uma mulher madura farei também uma grande viagem de comboio (o transiberiano no meu caso ;p)

Melissa disse...

fiz um interrail com os meus pais quando o meu irmão tinha 3 anos, foi muito fixe.
Hoje em dia nem que me pagassem os bilhetes todos, minhas ricas costas e meu rico humor.

Precis Almana disse...

Também adoro! Os comboios dão verdadeiro sentido á palavra "viajar", pois nos aviões o que se fazem são desclocações...
Os valores do inter-rail são baixíssimos se pensarmos nos países que se podem visitar num mês! Se fôssemos fazer as mesmas deslocações de avião gastávamos um balúrdio!
Nunca fiz porque já desde meados dos 20 que a minha coluna guinha. E, portanto, a perspectiva de carregar uma mochila numa viagem destas foi sempre sonhada, mas infelizmente arredada das possibilidades. Mas fui a Paris e Alemanha de comboio, de mala e com ajuda, e adorei! Experiências de Sud-Express e TGV alemão e francês já cá cantam :-)

Ana C. disse...

Veikiki da próxima vais tu. Ela está a fazer o que eu queria ter feito na idade dela ;)

Ana C. disse...

Ceres o transiberiano é para corajosos sim senhora ;)
Eu gostava de fazer o Blue Train na África do Sul...

Ana C. disse...

Melissa os teus pais foram corajosos com um puto de 3 anos atrás...
Quando fizer o meu vai ser uma versão soft e sem pressas. Mas hei de fazer.

Ana C. disse...

Precis mas na altura os valores não eram assim tão baixos...
Eu já fiz Lausanne/Paris/Lausanne e Bruxelas/Lausanne no TGV, já fiz Madrid/Lisboa e já vi o Expresso do Oriente na estação de Veneza ;)
Mas nunca viajei só de combóio, isto envolveu sempre avião...

Naná disse...

Eu sou uma dessas que sempre quis fazer um inter-rail e fui adiando... e agora tb sou mãe e não dá... pode ser que faça um com o meu filhote!

Precis Almana disse...

Os valores de Inter-rail não eram tão baixos como são hoje? Pois talvez não. Mas os de avião também não... Proporcionalmente continua sempre a justificar-se o Inter-rail relativamente ao número de países que se podem conhecer num mês.
Eu fiz a viagem todinha de comboio - mudando deles, claro - até Heidelberg; e volta. Muito bom.
A de Lisboa-Madri no Comboio Hotel Lusitânia tenho atravessada... Gostava muito de fazer.

Precis Almana disse...

e era MadriD, claro, que eu queria escrever... :-)
Tal como no outro comentário era "guincha" ;-p

cArLos disse...

Por momentos pareceu-me que tinha chegado tarde para dizer adeus à menina da carruagem... ufa!!

Eu também sempre tive o desejo secreto de fazer um inter rail qualquer, e agora que escrevo isto não posso deixar de pensar sobre os motivos pelos quais nunca tal se concretizou... e não consigo encontrar nenhum... pura e simplesmente não surgiu aquela conjugação de factores que o teriam propiciado.

Mas tal como tu Ana C. acho que mais lá para a frente, com a serenidade de mais uns anitos em cima, vou atrás "desse" momento... ora pois :)

Who?... Me?... disse...

hum... É melhor não ires ver o filme "Transsiberiano"... Principalmente assim grávida e tudo... :)

Ana C. disse...

Naná nada disso, isto tem que ser feito, ou quando os filhotes forem bem crescidos e independentes, logo, não vão querer ir com as mães, mas sim com os amigos ;)
Portanto, tu vais num comboio com os teus amigos e ele vai noutro com os amigos dele. Toca a desprender da cria. (fala uma mãe galinha a tentar convencer-se)

Ana C. disse...

Precis para o meu bolso de 18 anos não eram baixos coisa nenhuma. Lembro-me que optei por uma viagem a Inglaterra e lá por dentro andei muito de comboio e mesmo assim ficou mais barato...

Ana C. disse...

Carlos este título foi só para atrair vítimas a cairem no engodo :)
Lá nos veremos no inter-rail, talvez até viajemos na mesma carruagem...

Ana C. disse...

Ritinha já vi. Por isso mesmo é que digo à Ceres que é preciso coragem para fazer o transiberiano...