terça-feira, 14 de julho de 2009

Da-se! Vão P'ró LOLOL Que Vos Parta

Sei que estou velha rezinga quando, ao ler textos, mensagens, conversas no messenger que não contêm uma única palavra completa (sendo que todas estas foram substituídas por abreviaturas, linguagem informático-adolescente, pontinhos, carinhas, flores) me dá uma fúria que vai dos ossos até aos cabelos:
"ké k faxes oje? Da-se, lololololol, xinhos"
Mas que merda é esta?!!! Sim, eu sei que são os novos tempos em que cada letra tem que ser comida e poupada para teclar a palavra seguinte. Os tempos em que já não se conversa, tecla-se a uma velocidade furiosa, mas poupem-me aos 25 lolol, seguidos de uma joca.
Porque penso sempre que estou a falar com alguém desprovido de cérebro do outro lado da "linha".
E depois, posso ser tremendamente burra, mas não entendo o que é que escrever faxes, em vez de fazes poupa em letras.
Tenho duas irmãs mais novas que me presenteiam muitas vezes com estas pérolas gramaticais e a minha vontade é correr atrás delas com um chinelo e bater-lhes até que voltem a falar português.
Dias em que se ler mais um lolol, um dahhh, um xinho me convenço seriamente que eu é que estou errada num mundo em que só se comunica assim, por símbolos, por grunhidos, por abreviaturas sem sentido.
lololololol, dahhhhhhhh :) :() :( xinhos!!!!

28 comentários:

Anónimo disse...

as vexes tb axo o mm, ixto é 1 xatixe,ter k dxcodificar os x tdx k lemos:P
LOLOLOLOLOLOLOL

(provocaçãozita, iihihih, va la, sorri:))

Only Words disse...

Como te entendo! A mim irrita-me esta modernice/burrice! Confesso que costumo usar no MSN, apenas e só, o dito "LOL", mas apenas porque é uma abreviatura e não uma invenção linguística. Enfim, como profissional de comunicação, devo dizer que ainda me choca mais ver colegas jornalistas a escrever com esses "x's" e coisas que tais. Por vezes dou por mim a tentar descodificar o que escrevem. Triste, mas real!

Mas agora, tu vê lá se descontrais, porque não estás em estado de andares para aí a enervar com estas palermices, boa? **

DIABINHOSFORA disse...

Boa! Apoiado a 100%. Fico doida com os faxes e companhia lda.

Blue C disse...

Ana C., concordo totalmente. Passo-me quando me escrevem assim. A minha irmã de 26 anos escrevia-me assim e eu passei a responder que não entendia. O pior é que depois vão para os testes escolares escrever assim e falar mal.

A minha outra irmã há uns anos disse numa conversa "põezeo" e eu corrigi. Resposta: isto é a falar à vontade. O pior é que o à vontade torna-se regra e as pessoas perdem-se do Português correcto.

Naná disse...

Apoiado a 1000%. Acho um assassínio da nossa língua e sem falar do novo acordo ortográfico que também não ajuda nada...
Eu nisso acho que o Jorge Gabriel tomou uma atitude muito fixe: quando o filho lhe manda sms com esse tipo de linguagem ele simplesmente manda uma sms a perguntar: "desculpa, não percebi!".
Eu costumo usar abreviaturas quando escrevo mas ao menos mantenho as vogais e as consoantes no seu lugar!

Ana disse...

Concordo plenamente!
Por incrível que pareça não consigo perceber nada quando lei-o algo escrito dessa maneira!
O nosso Português é tão fácil de escrever e é tão lindo que, para mim é um verdadeiro assassinato que se anda a fazer à nossa língua.
Beijo

Ana C. disse...

Hanna da-se para ti ;)

Ana C. disse...

onlyWords a sério que LOL é uma abreviatura??? Estou mesmo presa na idade da pedra. Abreviatura de quê? Lolipop?
Qualquer dia estamos a ver o telejornal e ouvimos a pivot sair-se com uma destas alarvidades, não te admires...

Ana C. disse...

Diabinhos parecem parvinhos....

Ana C. disse...

BlueC nem mais a escrita de parvos passa para a linguagem de parvos.
A tua irmã saiu-se com uma bela desculpa para o pontapé na gramática, ah ah ah põeze-o!!!!
O que nós sofremos com os irmãos mais novos...

Ana C. disse...

Naná muitas vezes eles dizem que é para abreviar, mas não é nada, pois simplesmente substituem umas letras por outras...

Ana C. disse...

Ana eu não sei se hei de rir, ou chorar quando leio este texto em código... Concordo contigo.

Blue C disse...

Ana C, sabes que tive dificuldade em escrever o "põezeo"? A sério, pensei leva hífen, não leva? Dois hífens? Põe-ze-o? Sem hífen? Ora decidi escrever sem hífen, porqu equem diz põezeo não deve pôr hífen. Acho que depois ela melhorou muito o Português. Pelo menos à minha frente. Provavelmente para não me aturar.

Irina A. disse...

Tax é a fikar kota e n perxebex esta exkrita nova. Táx komo eu, eu tb axo k exkrever axim é uma bela merda, aliás, nem xei se o k extou a exkrever agora tá a faxer sentido pk extou a faxer um exforxo de merda p exkrever exte post.

Pp_FANTASMA disse...

Fico completamente à nora nessas mensagens :/
Evito!

Precis Almana disse...

É, e depois é vê-las no metro, como eu vi ontem, a perguntar umas às outras se "podemos" tem hífen ou não (e, com muita pena minha, não ouvi a resposta...). Se poupassem na escrita o tempo que depois utilizassem para aprender... Sei que isto é discurso de bota de elástico, mas assassinar o português faz-me sentir... dor (e não estou a exagerar). E essa criançada toda sabe o que significa LOL? É que se soubessem, podiam mudar para BDR ou MDR ou BDG ou MDG. N'era? Pelo menos, era português!

Precis Almana disse...

Agora é que li os comentários todos ;-) LOL é lots of laugh ou laughing out loud. Assim como ROTFL (cada vez leio menos porque eles não devem saber) é rolling on the floor laughing. Mas porque é que não fazem o mesmo para português? Pelo menos iam ser criativos...

Maria disse...

A sério? Agora pensa lá porque é que as notas no exame nacional de português foram tão baixas...

Até dá dó!

Unknown disse...

Do alto dos meus 34, não consigo encontrar piada nenhuma nesse tipo de linguagem. Não foi assim que aprendi. Nem quero, tão pouco. Gosto de me fazer entender. Gosto do meu Português!

Beijo,

Xana disse...

Eu sou mais uma das criaturas que também não encontra sentido nas novas linguagens dos miúdos.
Tenho um com 9 anos que já diz LOL e "táse bem" "ganda cena" e já vai pelas abreviaturas ranhosas.
Ainda há dias num outro blog comentava algo sobre isso,e o tema eram os erros ortógraficos,mas nem eram tanto os erros que chateavam mas sim as tais abreviaturas que faziam com que demora-se uma hora a ler um post.

Abraço.

Ana C. disse...

kitty fica quietinha e escreve direito mulher que isto assim não se atura!!!!!!!!!!

Ana C. disse...

PP fantasma ainda bem que não sou só eu. Já me sinto menos rezingona ;)

Ana C. disse...

Precis muito obrigada pela tua pérola informativa. Não fazia a mais pálida ideia que LOL queria dizer isso. Parece-me sempre linguagem de animal, a sério, principalmente quando a falam...

Ana C. disse...

Maria Manuela tu queres ver que eles escrevem Lol e fazem smiles nos exames????

Ana C. disse...

João Pedro somos da mesma geração e quer-me parecer que todos os nossos companheiros de trintas estão connosco ;)

Ana C. disse...

Xana Olá! Somos duas criaturas muito parecidas. Nem me lembres, quando a minha filha me vier para casa a falar assim eu nem sei o que lhe faça...

Anónimo disse...

Eu também não posso com esse tipo de escrita e olha que conheço pessoas da nossa idade que a usam frequentemente. Aliás, há pessoas que têm blogs e escrevem assim lá! Nos testes e cadernos nunca vi, mas as colegas de Português devem estar fartas de apanhar coisas do género. Eu sou de inglês-alemão.
Gostei muito do teu blog e vou passar cá mais vezes, sim? O meu também está à tua disposição.
Beijinhos e felicidades!

Izzie disse...

Não te sintas velha Ana. Eu tenho só 19 anos e não uso um único LOL que seja. Acho realmente piroso e uma tristeza que se deixe aldrabar a língua desta forma!