domingo, 12 de julho de 2009

Todos os Nomes

Há nomes que carregam com eles toda uma tradição, mas cujo portador se sente vergado sob tamanho peso.
Há nomes que comportam uma fama menos boa e cujo dono com determinação se dispõe a mudar o rumo das coisas.
Há nomes que dizem tanto com tão poucas letras, outros há que querem dizer tudo e não conseguem passar nada.
Há nomes colocados por piada, outros por homenagem a alguém que já não está presente.
Há nomes inspirados em personagens literários. Há nomes que transmitem força. Outros vaidade, pretensão de querer ser algo mais. Há nomes pomposos, nomes da moda, nomes antigos, nomes novos, nomes que se reportam a coisas, nomes que se reportam a nada. Há nomes que associamos a alguém que detestamos, outros que colamos a alguém que adoramos.
Jamais usaria um filho meu para prestar homenagem a um Inácio Tancredo. Aliás, penso que jamais usaria um filho para homenagear quem quer que fosse, pois um nome é uma homenagem ao seu portador e nada mais.
Terei sempre como critério a simplicidade, pois é uma característica muito minha, alguém que sabe que a beleza reside nas coisas mais simples da vida.
Também sei que um nome é aquilo que fazemos dele e acabará por nos reflectir, mais cedo, ou mais tarde. Daí a responsabilidade da escolha...

24 comentários:

Melissa disse...

GODOFREDO!

Miepeee disse...

Felizmente ha tradicoes que ja nao sao o que eram, pois dar o mesmo nome do padrinho ou madrinha , em muitos casos era traumatico :)

M. disse...

Eu tenho os nomes das minhas avós materna e paterna. Por acaso a coisa até correu bem... lol Mas podia dar-se o caso de ser uma combinação bizarra!

Eu gosto do meu nome, porque é bonito e porque homenageia 2 pessoas que não conheci (conheci a minha avó paterna, mas faleceu quando eu tinha 5 anos e não me recordo muito dela).


Há casos e casos...

Mas realmente há nomes que os paizinhos deviam pensar 2 vezes antes de os dar aos filhos, pois estes vão carregar com esse nome a vida toda.

R disse...

Essa de darem aos filhos o nome de uma avó ou avô, ou de quem quer que seja, às vezes corre mesmo mal, como já aí alguém disse. Felizmente que hoje já não vão muito por aí, mas alguns pais vão lembrar-se de nomes das novelas, o que sinceramente acho bem pior.Eu carrego um nome, que não gosto muito, sobretudo porque não é de origem portuguesa.Foi o nome que o meu padrinho me escolheu. Era muito mais bonito, para mim, o nome que a minha mãe gostava- Maria João e pelo menos era português. Paciência. Os meus filhos têm nomes bem portugueses e os meus netos também, felizmente.Um beijinho Ana, eu agora tenho passado menos, por falta de tempo. Espero que esteja tudo bem contigo.

Nota: Vou tentar seguir a tua sugestão ao fim de semana. Sempre que puder, vou dar uma dicas, de lugares que conheço, de preferência daqueles que conheço mesmo bem. Tenho alguma matéria.

Miguel disse...

Há nomes que são declaradamente feios, demasiado fortes ou não suficientemente personalizados. Escolher o nome para um filho é algo que envolve muita responsabilidade e que não deve ser encarado de ânimo leve. Depende essencialmente da personalidade dos pais. Mas uma coisa é certa, depois de escolhido o nome, esse passa a ser parte total da pessoa. Eu não sou capaz de conceber que o meu filho se chamasse outra coisa que não Gabriel.

Ana C. disse...

Melissa tu cala-te!

Ana C. disse...

Miepeee essa tradição deixou muita pessoa triste por esse mundo fora, sem dúvida :)

Ana C. disse...

M. então tiveste sorte por as tuas avós terem nomes que gostaste. Olha que acertar logo em dois nomes não é para qualquer sortudo ;)

Ana C. disse...

Mariinha personagens de novelas, nem me lembres dessa, mas é bem verdade. E nós não permitimos qualquer nome, porque os americanos se quisererm chamar porta, ou carro a um filho chamam...
Agora pus-me a magicar como será o teu nome estrangeirado :) Vou adivinhar Maria de Lourdes com ou?

Ana C. disse...

Mariinha personagens de novelas, nem me lembres dessa, mas é bem verdade. E nós não permitimos qualquer nome, porque os americanos se quisererm chamar porta, ou carro a um filho chamam...
Agora pus-me a magicar como será o teu nome estrangeirado :) Vou adivinhar Maria de Lourdes com ou?

Ana C. disse...

Miguel nem mais, não deve ser encarado de ânimo leve, nem para fazer favores a ninguém. É o nome que o teu filho vai transportar com ele toda a vida...

R disse...

Frio, minha amiga. Pensa mais em trotinete, babete, por aí. Acompanhado de Maria. Esses nomes tiveram também a sua época. Mas já há anos que passaram de moda.
Bjks

Ana C. disse...

Maria Goreti?!!!! Isto é muito divertido. Chama-se: Adivinha o nome.
Se sim até tem um certo charme misterioso ;)

Pp_FANTASMA disse...

Desde que não imites os brasileiros, acredito que vais fazer a escolha certa!

PS: O outro lado do mundo fica em East-Timor:)

Bjs

R disse...

Porquê, Maria ... qualquer coisa? Eu não disse isso. Vá lá, eu dou uma ajudinha. É qualquer coisa ... Maria. Portanto como eu disse, é um nome de origem estrangeira, acompanhado de Maria. Isto é giro! Hehehehehehehe

Ana C. disse...

PP Fantasma gostei de saber que foste aos antípodas e trouxeste palavras tão bonitas ;)
Agora fiquei aqui a pensar que raio foste fazer a Timor Leste. Certamente não foste passar férias, ou será que sim...
Fica a curiosidade que mói.

Ana C. disse...

Mariinha o Maria depois torna a missão muito mais complicada. Não é tão comum ;)
Suzete Maria? Ai meu Deus não faço a mais pálida ideia...

R disse...

Pois, agora é mais difícil. De facto esses nomes, terminados em "ete" a sua maioria vinham todos depois do Maria. Mas o meu padrinho entendeu que não. Vê lá tu, por medo que me chamassem só Maria.E se o nome era em honra da apaixonada, tinha de ser assim. Mas, não é esse que referiste, não é o dos crepes, nem o da Santa, juro. Eu qq dia mando-te um email, mas não te digo logo. Vai em código, se não acertares, mando-te então o segundo, e aí acertas de certeza. He.he.he.he. Bjks

Ana C. disse...

Mariinha o teu padrinho era um chato do pior. Já não te bastava o nome Courgete, ainda te pôs o Maria depois só para chatear ainda mais?
Pronto és Courgete Maria e aguardo o email para não morrer de curiosidade :)
Ai que és Ivete Simonete Maria!

Anónimo disse...

Capitolina Andrioleta se for menina ou Bonifácio Asdrubal se for rapaz....há duvidas!?!? sao os nomes mais lindos!

R disse...

E porque não, Baguete Maria? Ou Sorvete Maria? Não gostas?Terminados em "ete" há mais, também podia ser, Bracelete, Cassete ou Disquete Maria. Estou farta de rir à custa dos nomes em "ete". Há muita coisa. Houve uma época que, estávamos muito virados para o francês.E por aqui me fico.Até um dia destes.

Ana C. disse...

Hannah que maravilha de nomes sim senhora, tens jeito para a coisa ;)

Ana C. disse...

Mariinha não aguento mais. Tu queres ver que és Antoinete Maria? Mas o teu padrinho não sabia que ela era Marie Antoinete???

Pp_FANTASMA disse...

Foi trabalho mesmo...e uns bons meses;)