quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Mão Na Massa


Adoro o Jamie Oliver. Era capaz de ficar a ver os programas culinários dele uma tarde inteira e não me fartar. A sua relação com a comida é quase mágica. Ele enfia as mãos nos ingredientes sem medo, cheira-os, prova-os, polvilha-os. Fala das ervas aromáticas, do sabor dos vegetais, da arte de pôr a mão na massa para ela ficar estaladiça, quebrada, voltada, panada e sei lá mais o quê.
Não tem peneiras e fala com o coração perto da boca, tal como eu gosto de ouvir as pessoas falarem.
E depois tem a minha idade e já fez tanta coisa, mas tanta coisa. É um verdadeiro exemplo de espírito criativo e empreendedor que todos nós gostariamos de ter.
Só que este homem, apesar de ser um génio culinário que adoro não entrava na minha cozinha. Porquê? Perguntam vocês e bem:
O meu querido Jamie é o verdadeiro javardo de serviço. Quando cozinha naquela dança que me hipnotiza voam folhas de alface, atira cascas de batata para o chão, enfia as mãos na salada e limpa-as às calças. Voam pedaços de molho pelo ar, salpicos de tudo o que é comida nas paredes. Enfim, se ele cozinhasse na minha cozinha nem tirava partido da refeição só de pensar no trabalho que me esperava depois...
Jamie Oliver se me lês desculpa lá, adoro-te, mas cá em casa não cozinhas (por muito que quisesses fazê-lo)

23 comentários:

R disse...

Também gosto muito do Jamie mas é de facto um grande maluco a cozinhar. A mim se me querem ver virada do avesso, é depois de eu arrumar a cozinha, toda limpinha, bonitinha e tal, lembrar-se alguém de ir fazer um petisco e deixarem tudo sujo e a bancada cheia de coisas.Fico possessa. O Jamie só lá entrava com a condição de me fazer a comida para a semana toda.
Outra coisa completamente diferente, ainda não te tinha dito, mas gosto muito da foto que estás com a tua filha.
Que ternura! Bjinhs

JS disse...

Eu também gosto de o ver, mas adorava as Two Fat Ladies!!!

Anónimo disse...

O meu amor é o Gordon Ramsay (que passa a vida a gozar do Jamie) ♥

Ana C. disse...

Mariinha, já vi que és cá das minhas com a limpeza da cozinha. P'lo amor de Deus petiscos daqueles que viram a cozinha do avesso NÃO. E depois os homens são um bocado espaçosos na cozinha (o meu por acaso não é) mas espalham tudo, vão usando e deixando...

Ana C. disse...

JS o meu marido era fã delas, acreditas? E quando elas chegavam de moto com side car? Sabes que uma delas já morreu :(

Ana C. disse...

Jo Ann V primeiro: O teu nome é fantástico, parece o nome de uma heroína de banda desenhada.
O Gordon Ramsay ainda não chegou às nossas bandas televisivas, mas vou pesquisar para ver se ganha ao Jamie Oliver :)

Anónimo disse...

Ana, detesto cozinha suja também. E quando não se lava as mãos, aiiii. Quando a cozinha fica que nem houve guerra, não entro. recuso-me ;-)
E o meu nome :"), o meu pai foi pesca-lo num livro do Harold Robbins, na volta é por isso :-)

cArLos disse...

Depois de umas férias carnavalescas, marco o meu regresso com este simples comentário:

Não sei se adoro o Jamie, mas que já fiquei a ver vários programas inteiros ... sim, já o fiz :)

Ana. disse...

Eu anoto as receitas malucas dele e tento reproduzir, com um bocadinho mais de calma e limpeza! Que às vezes até me dá fastio ver que corta os vegetais para a salada onde bateu um pedaço de carne crua e outras avarias que tais!
Mas acho-o um curtido! As receitas são práticas e funcionam!

;)

Unknown disse...

gostei do que vi e li
parabens pelo trabalho
boa semana
beijinhos
Carla

Banita disse...

Sim, por isso ODEIO fazer batatas fritas em casa!! Espirra óleo por tudo quanto é lado... é um desespero!! Por isso, o Banito já sabe, ele faz as batatas fritas e depois limpa o fogão! Como ele não tem muita paciência para limpar, acaba por fazer muito poucas vezes...
Estou tentada a comprar uma bimby, afinal, depois é só uma panela suja para lavar! LOL

Melissa disse...

Acho que ele limpa depois!


Estive quase um ano a traduzir programas dele. Engordei alguns 5 kgs.

bem, vou voltar para o caos.

Rainha disse...

Mesmo assim não me importava de o ter cá na minha cozinha. Havia de arranjar voluntárias para a limpeza depois!:)

Ana C. disse...

Carlos bem vindo! Realmente o Jamie sabe ser cativante. Não que depois consiga fazer o que ele mostra nos programas, mas também se come com os olhos, não é?

Ana C. disse...

Ana é isso mesmo, ele é um curtido. Está um bocadinho gorducho de tanto provar aquilo que cozinha, mas parece um leitãozinho rosado :)

Ana C. disse...

Carla, obrigada volta sempre :)

Ana C. disse...

Banita, eu sou possuidora de bimby faz AS MELHORES SOPAS DO MUNDO, mas não frita batatas. Sou como tu, fritos é com grande sacrifício...

Ana C. disse...

Melissa de certeza que não é ele que limpa depois, duvido!!! Bem vinda a estas lides, acordas lentamente para o mundo :)

Ana C. disse...

Rainha Mãe, desde que houvesse quem me limpasse a cozinha depois, é claro que o Jamie podia vir cozinhar cá para casa :)

Miguel disse...

Eu acho que o homem é a versão humana da Bimby!!! Também gosto do seu estilo e dos seus programas, a paixão que põe naquilo que faz dá a impressão que é realmente fácil. Tenho um grande amigo que é fã, compra os livros e reproduz as receitas. Eu limito-me a ser o provador de serviço!!!

Ana C. disse...

McSleepy, só que a Bimby suja menos :)
E sim a forma como ele cozinha é maravilhosa, faz com que pareça tudo muito fácil, depois eu experimento e... Afinal amassar massa não tem grande piada.

Precis Almana disse...

Ahahahah E aquelas unhacas de mexer no jardim a mexerem na salada a seguir? :-D Não sou fundamentalista da higiene, mas a minha tolerância tem limites :-)

Ana C. disse...

Precis, ele tem aquele aspecto de quem coça o rabo (por dentro das cuecas) e depois mete a mão na salada. AH AH