segunda-feira, 30 de março de 2009

A Páginas Tantas Decidi Alterar o Desafio...



O desafio da Ana. Era abrir o livro que estava a ler numa certa página e transcrever a 5ª frase completa. Mas como era uma frase absolutamente fora do contexto e sem sentido nenhum, decidi agarrar num livro que já li há mais tempo e que me encheu as medidas e transcrever uma passagem das milhentas que me disseram tanto (faz mais sentido assim, não faz?). A Elizabeth Gilbert (autora do livro e personagem principal) tinha uma vida aparentemente perfeita, mas não era feliz. Decide deixar tudo para trás e ir em busca de 3 coisas que considera fundamentais: Comer, Orar, Amar. A parte do Comer, leva-a a Itália (para mim a parte mais gira do livro) de onde tirei este diálogo com o seu amigo de línguas Giovanni.

Uma noite destas estávamos a falar sobre as frases que se usam para consolar alguém que está a sofrer. Disse-lhe que em inglês dizemos “I’ve been there” (já lá estive). A princípio não percebeu – I’ve been where?. Mas expliquei-lhe que a dor profunda é por vezes como um local específico, uma coordenada num mapa do tempo. Quando nos encontramos naquela floresta de dor, não imaginamos que seja possível encontrar um dia o caminho para um lugar melhor. Mas se alguém nos disser que já ali esteve, naquele mesmo lugar e que conseguiu de lá sair, isso por vezes dá alguma esperança.
- Então a tristeza é um lugar? Perguntou Giovanni.
- Às vezes as pessoas vivem lá durante anos – Disse eu.
Em compensação o Giovanni contou-me que os italianos mais expressivos diziam “L´ho provato sulla mia pelle", o que significa que já o sofri na minha própria pele
.”

21 comentários:

Irina A. disse...

Estou a ler este livro :) Comprei um em Luton que perdi após 10 minutos de o ter comprado, cheguei a PT e tive de comprar outro :(

Quem nunca chorou na casa-de-banho? ;) Eu já!

Ana Paula disse...

Olá Ana
Espreita aqui:
http://clube-do-livro.blogspot.com/
Acho que vais ficar satisfeita.
Beijos

PB disse...

Também já fiz esse desafio. É interessante!

Precis Almana disse...

Desde que vi este livro anunciado na Oprah, que o queria. Estive para comprá-lo n vezes pela Amazon. A editora fez-me o favor de publicar em português na altura dos meus anos no ano passado e ofereceram-mo ;-) É um livro tão simples que nos faz viajar para fora (para os 3 I :-)) e por dentro, não é?

R disse...

Menina Ana C. por causa deste seu post agora é que vou mesmo comprar o livrito. Eu já o tinha visto na Oprah e depois nas livrarias, mas ia passando, não se pode comprar todos. Desta vez vai. Beijokas

Ana C. disse...

kitty deves ter ficado verde quando descobriste que te tinham roubado o livro. Não deixes de o ler até ao fim.

Ana C. disse...

Ana Paula já espreitei. Muito obrigada!

Ana C. disse...

Pedro a parte menos interessante é ter que ser a página 161 e a 5ª frase completa, seja lá isso o que for. Por isso borrifei-me um bocadinho nas regras, é muito mais giro escolhermos nós uma frase de um livro qualquer. Sem nada de arbitrário.

Ana C. disse...

Precis, eu adorei este livro. A coragem dela em ter mandado tudo ao ar, ter trocado o certo pelo incerto e partido nesta aventura é fenomenal. E depois aquela descrição do jogo de futebol em Itália vale tudo ;) Sabes que adoro ouvir falar italiano, é música para os meus ouvidos.

Ana C. disse...

Mariinha compra sim. É muito giro. E depois uma história real tem outro sabor.

Irina A. disse...

Eu fico sempre verde quando alguém toca nos meus livros :) não é defeito é feitio :) eu não toco nos livros dos outros por isso n gosto que toquem nos meus :)

Se me pedirem eu até não me importo que mexam, mas quando n pedem...ai ai ai!

Sim eu sei, tenho um problema qualquer, mas eu detestooooo mesmo, é mais forte que eu!

C disse...

Tenho-o lá em casa oferecido pela sogra desde o Natal, mas ainda não lhe peguei... metem-se outros pelo meio...

(a propósito, recebeste o meu e-mail? como fazemos?)

Ana C. disse...

Kitty talvez isso tenha tratamento ;)

Ana C. disse...

C começa a lê-lo então do que é que estás à espera?

Tasha disse...

Tinha este desafio para ti, mas parece que já o fizeste... Muito bom!!

Ana C. disse...

tasha obrigada por te teres lembrado de mim ;)

C disse...

Ana, ainda tenho que ler outro ler antes! ;)

Clementine Tangerina disse...

Foi o meu companheiro de leitura neste fim de semana...e entrei nos capitulos da india que estou a gostar mais que de italia!

Ana C. disse...

Clementine eu adorei todos os capítulos, mas para mim Itália é Ítália e saber que ela também foi aprender italiano apenas porque gosta da musicalidade da língua...
Eu sempre disse que queria fazer isso, só que ela fez mesmo.
Que bom companheiro de fim de semana que levaste contigo ;)

Eumesma disse...

Ai que frase/texto tão lindo!!!

E és mesmo verdade isto tudo que ái é dito, só lá estando mesmo no mesmo "local"...
Ainda bem que inverteste as regras do jogo porque há mto tempo que ando para ler esse livro (a ver se o encontro na biblioteca) e agora ainda me despertaste mais a atenção...

Bonito, mesmo, ameiiiiiii! ;-)

Ana C. disse...

Eumesma lê, vais ficar passada com a volta que a vida desta mulher deu.