sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Neuro Bebé

Hoje na consulta com o Pediatra do António fiquei a saber o porquê de ele andar a acordar todos os dias às 5 da manhã.
- É uma fase.
E eu a pensar que ia ficar só nesta mítica frase-guarda-chuva, onde encaixa praticamente tudo, quando o homem continua a falar:
- Enquanto ele não começar a andar, enquanto não atingir esse objectivo, vai andar mais ansioso, com o sono mais agitado (confirma-se). Depois de atingido o objectivo ele serena. Mas é provável que se repita com a fala. Quando estiver a começar a aprender a falar volta a ansiedade.
É absolutamente incrível a capacidade de o ser humano se angustiar, meu Deus. O meu baby já tem ansiedades que lhe tiram o sono, o que será dele aos 3 anos?

Aqui muito provavelmente está com a angústia de não saber ainda ler.

17 comentários:

Elsa Filipe disse...

Ah, ah, ah... Uma fase? Ansiedade? Pois pode ser, mas não sei não. Não me convencem com essa da "fase".

Pekala disse...

sabes que,agora que referes isso lembro-me que o C. antecedendo momentos importantes como o gatinhar,andar,etc também acordava sempre às 4 da manhã em ponto?pra nada,acordava e pronto.no mínimo é estranho...

Ana C. disse...

efilipe eu cá quero é uma justificação de quem estudou o desenvolvimento infantil. Foi uma sensação muito porreira sair do consultório com uma resposta para uma situação que não a frase "Quem tem filhos tem cadilhos"
Não me desmoralizes please ;)

Ana C. disse...

Pekala a coincidência é que isto só começou precisamente quando ele anda em treinos, larga já as mãos e cai de rabo, etc. Ele dormia tranquilamente sem sobressaltos. Agora acorda a chorar durante a noite (passa com umas festinhas) e dá-lhe para despertar às 5...

Precis Almana disse...

Então agora é torcer que ele comece a andar rapidamente!!!

gralha disse...

Ah, então e por isso que o Diogo passou a acordar às 5h30. Por favor, diz-me que não sou a única a chamar nomes ao meu bebé a essa hora...

Manu World disse...

é normalissímo k a pekenana sinta essas ansiedades ..... os pekeninos são como nós,mas em ponto pekenino... ...mas faz todo o sentido!!!

Nada de desmoralizar Ana!!! :))

_ba_ disse...

Ahahahah sinceramente e quando eu era bébé será que diziam isto à minha Mãe? Isto agora parece ser moda ...ansiedades, depressões, traumas ...
O meu filho nunca gatinhou nem acordava às 4 ou 5 por ter ansiedades: acordava era para pedir o seu leite no biberão até que um dia se levantou e começou a andar. Tentou falar cedo também e consegui e também não acordava, de madrugada, com ansiedade por não conseguir articular palavras...e ler também ainda não sabe mas isso não o inibe de pegar nos seus (nos meus também) e conta ele a história.
Irrita-me isto hoje das viroses e das ansiedades ...

Rita disse...

O que o pediatra disse é mesmo verdade. Pude confirmar isso com os meus 4 filhotes. Sempre que estavam prestes a dar um salto no desenvolvimento ficavam com o sono alterado. Tal e qual.

Melissa disse...

Será por isso que o meu voltou a acordar a meio da noite? Para aprender a falar?
Ai o c...inho.

Melissa disse...

Seja o que for, eles continuam a acordar à noite, por isso, o melhor é arranjar uma explicação qualquer que nos satisfaça a nós, que acordamos.
Eu, por exemplo, gosto de pensar que é da colherinha do café que ele às vezes lambe.

Irina A. disse...

A minha filha acorda TODOS os dias às 5h da manhã para cagar e comer. É ansiedade ou fome?

_ba_ disse...

Irina A? Grande gargalhada me fez soltar...é a ansiedade por comer e cagar ahahahahahahahahahahahahaha
Isto agora é só modernices e o pior é que se paga para ouvir isto e ainda se "embarca" nas histórias com uma facilidade...há 40 anos não era assim nem havia cá ansiedades para ninguém :-)

Ana C. disse...

ba, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. É óbvio que uma criança de um mês acorda básicamente por um de 3 motivos, ou todos eles juntos: Tem fome, tem gases, ou cáca.
Agora encarar um bebé como um Nenuco que nada entende e nada sente é demasiado redutor.
Não faço a menor ideia do motivo que levou um bebé dorminhoco como o António a despertar às 5 da manhã de há uns tempos para cá e de facto coincidiu com os ensaios dele na arte de ser bípede. Se está directamente relacionado? Não faço a menor ideia, mas deixo essa hipótese em aberto. Digamos que me acalenta o espírito ensonado.
E eu não paguei apenas para ouvir isso, também ouvi isso como um extra, entendes?
Há 40 anos não havia de facto muita coisa mesmo. Acho que não havia pessoas a vestirem cães com roupa de marca por exemplo.

Rute disse...

Cá por casa, também se confirma. Tem 22 meses, dorme mal mas noto que as noites piores antecedem fases de desenvolvimento maiores... é esperar que passe, Ai!

_ba_ disse...

Ana C? Nós somos todos diferentes...o meu filho dorme sestas ainda hoje com quase 5 anos e eu deixei de o fazer ainda não tina 3, eu adormecia no tapete porque não conseguia subir para a cama de grades, o meu quer que eu me deite com ele pois foi assim habituado desde que é "gente", o meu (e o Pai) viram os "bonecos" quando é Lua Cheia ou Lua Nova ...acha que alguma vez perguntei alguma coisa sobre isto ao Pediatra? Não e até me sinto envergonhada com algumas pergunta que oiço e não é nada comigo.
Quando é preciso leva uma palmada ou é castigada e não em sinto má Mãe nem acho que lhe vou causar nenhum trauma ou ansiedade pois também he digo, todos os dias, de noite e dia, que eu sou a pessoa que mais o AMA no Mundo e irei fazê-lo para SEMPRE.
E concordo com o Quintino Aires que disse qq coisa como os Pais de hoje pensam que um écran é um biberão ...

Banita disse...

Claro que é uma fase! Agora que esteja relacionado com a ansiedade de querer andar... duvido muito, porque o Tigas já anda e ainda na semana passada acordou todas as noites 4 a 5 vezes por noite!! A chorar e só se calava com o biberon ou porque o punha na minha cama!! Eu digo que são os dentes de cima a romper, mas... o que sabemos nós, pobres mães ensonadas e zombies??
bjs