Ninguém captou tão bem a obscuridade do coração humano como Henry James (wings of the dove e portrait of a lady, entre muitos outros).
Edith Warthon sempre me fez lembrar o próprio Henry James em feminino. Maravilhosa, suave, profunda (The House of Mirth).
E o meu querido Somerset Maugham, cuja leitura aconselho a partir dos 14/15 anos (a sério), deu origem a um dos filmes mais romanticamente perfeitos de todos os tempos, The Painted Veil.
Não acho que os filmes tenham que ser fiéis aos livros nos quais se baseiam, mas quando isso acontece e corre bem, é uma maravilha. Quando o filme se afasta completamente do livro e corre bem, é outra maravilha :)
9 comentários:
Eu, inculta, aqui me confesso que nunca visualimentalizei nenhuma destas peliculas.
No entanto, devo dizer-te que a adaptação mais fiel que já vi nos dias da minha vida (pondo-me aqui a dramatica questao de que serás que gostei mais do livro ou do filme) foi O Perfume do Patrick Suskind. Juro-te que quando li o livro foi exactamente aquilo que vi no filme que imaginei. Arrepiante o realismo.
Acreditas que nunca li O Perfume? Era um livro que toda, mas toda a gente lia, quando eu andava no 12º ano e eu sempre fui do contra :)
Mas vi o filme.
Agora estes filmes, independentemente dos livros, são uma maravilha profunda (e não uma profunda maravilha).
Joana-Maria, deves ter visto o filme primeiro. O livro é muuuuuuuuito superior.
Quanto às sugestões da Ana C., apontá-las-ei devidamente no meu Goodreads. Só li o Retrato de uma Senhora.
gralha, se preferires os filmes, ficas igualmente bem servida :)
É um livro espectacular, Cê. Descrever cheiros é o caraas e o tipo fá-lo tão bem que quase que consegues sentir o aroma que ele está a descrever.
O livro é superior, sim, gralhita, mas quando o li imaginei as persnagens e os sitios exactamente como o filme mostrou. Talvez por isso ache que foi a melhor adaptação para cinema que eu ja vi.
O único que vi foi o "Painted Veil" e gostei muito, e não li nenhum. Mas li outros do Somerset quando era teenager e li muito bem:-)
Verei todos, já que só tenho cabeça para ler merda ultimamente (mas merda fixe, atenção).
O Perfume continua a ser um livro do caneco, envelheceu super bem (reli há pouco tempo).
Adoro o Portrait of a Lady, adoro... E o Perfume será sempre um dos meus livros favoritos; concordo com a Joana- o realismo dos cheiros é arrepiante; e com a gralha - o livro ainda é melhor que o filme!
Enviar um comentário