quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

serviço público

Descobri que a maleita da minha máquina de lavar roupa, que estava à beira de um avc, era, atentem bem: O detergente líquido/gel, que sempre lhe botei nas entranhas.
Estava com as tubagens completamente bloqueadas pela gosma mais nojenta que possam imaginar. Um visco, um ranho mal cheiroso em que se transformou o gel e que não deixava a pobre respirar convenientemente. Podendo a qualquer momento bloquear e atirar-me com a água toda de retorno para o chão flutuante.
Disse o ladrão certificado que veio aqui desmontá-la, soprar e lavar os tubos, que quem não lava a temperaturas muito elevadas e usa detergente líquido (qualquer marca), corre este risco, pois o gel não se desfaz convenientemente.
Vai daí, estou oficialmente a dar pó à minha máquina e tirei duas brilhantes conclusões com mais este incidente electrodoméstico:
Qual mestrado, qual doutoramento, qual pestana queimada. Metam-se na arte de arranjar máquinas e canos. Isso sim, é um negócio do pénis.

21 comentários:

Naná disse...

E quem faz da sua profissão abrir portas quando ficamos na rua e a chave do lado de dentro??! Sabes que eles cobram 30€ para abrir a tua porta em 5 minutos?!!! Isso é que é carvalhinho!

Já agora, para evitar isso que sucedeu com a tua machine, eu costumo fazer uma lavagem a altas temperaturas, sem roupa e ponho vinagre em vez de detergente.

Melissa disse...

Se calhar é melhor pôr direto no tambor, não?

Melissa disse...

Nana, isso é para desentupir os canos? que qtidade de vinagre?

Joanissima disse...

Tás a gozar?? Eu há anos que uso detergente liquido (tenho a teoria que o pó empapa e que, às vezes, fica na roupa meio mastigado) e anti calcário gel e o catano.

Além de tudo isty o detergente em pó é mais barato... Mau!!!!!!

e não consigo por fotos no meu blog... : (((((

Maria João disse...

Eu espero bem que o meu filho seja canalizador ou eletricista!! Mecânico também dá! São as profissões do futuro!!

gralha disse...

Obrigada, já fico a saber. Realmente usava o líquido para evitar os bocados de detergente na roupa mas vou mudar. Tenho de me convencer que tenho de fazer mais máquinas e enchê-las menos.

Ana C. disse...

Naná, 30 euros é barato. Eu já paguei 60 euros, porque foi à noite!!!!!
Eu pensava exactamente como a Joaníssima...

Ana C. disse...

Se fizerem programas a 60 graus, aí uma, ou duas vezes por semana, a cena vai derretendo e ajuda a limpar a máquina.
30 euros o conselho.

Naná disse...

Melissinha, uso aí meio copo de vinagre para uma lavagem. Ajuda a limpar os canos e o tambor da máquina das impurezas que vai acumulando. Comecei a fazer depois de algumas roupas ficarem com umas manchas escuras esquisitas.
Também confesso que ponho o gel dentro duma bola de lavagem e ponho no tambor.
Quanto ao pó, detesto mesmo! A roupa escura por vezes ficava manchada de branco quando o enxaguamento não corria bem e aqui nos algarves a água é carregadinha de calcário...

_+*Ælitis*+_ disse...

Serviço público MESMO! Obrigada e longa vida à máquina.

Ana C. disse...

Naná, achas que posso fazer uma máquina com uma garrafa de vinagre? É que o homem disse que ainda voltava para fazer uma lavagem com um produto de limpeza. Assim digo-lhe que vá dar uma volta ao bilhar grande.

Naná disse...

Podes sempre tentar... ah e na máquina de louça faço o mesmo! se vissem o gordurame que fica dentro do copo de vinagre... até se assustavam!

Cat disse...

Ora bem: a mim disseram-me precisamente o contrário devia usar detergente líquido porque o pó não se dissolvia e juntamente com o calcário ficavam pedaços de "pedra" (que eu vi). Cada "mecânico" sua sentença!!

Cat disse...

Ah e desde que passei a colocar o detergente líquido directamente no tambor (dentro de uma bola de plástico) a coisa melhorou significativamente :)

Mafalda disse...

Eu tb uso vinagre....um litro e temperatura elevada...dilui toda a porcaria!!!!

Ana C. disse...

Cat, gozas-me????!!!! Mas então o que é que eu faço? Atiro uma barra de sabão para dentro do tambor?

Melissa disse...

Vou passar a pôr direto no tambor, Com ou sem bola. Afinal a bola gira na primeira voltinha

Melissa disse...

Vou passar a pôr direto no tambor, Com ou sem bola. Afinal a bola gira na primeira voltinha

Mafalda disse...

De certeza que é isto que anda a acontecer à minha máquina! Sempre usei detergente líquido na mesma e lavo, frequentemente, a frio... Recentemente a dita cuja começou a deitar água pelo chão :-P
Reparei que usando os programas de 60ºC, que isso não acontecia. Quase de certeza que é a mesma coisa, já que a máquina é recente, nem 2 anos tem.
Obrigada!

c disse...

Prolongue a vida da sua máquina
Com Ana C.
:)
Pois a mim, também já versada no tema, o senhor disse que era do amaciador, porque esse líquido pastoso é que entra e sai a frio, que a essa altura a máquina já não aquece a água. Nunca mais usei e não sinto a falta.
Detergente, alterno entre o líquido para a roupa escura, e o pó para a roupa branca, mas só a 60 graus. Além disso, de vez em quando faço uma lavagem a 90 graus com a máquina vazia e meto no tambor uma pastilha para a máquina da loiça. Desfaz a nhanha toda que se acumula nos tubos. Não é ecológico, mas uma gaja tem de fazer o que uma gaja tem de fazer, pela saúde deste tão essencial elétrodoméstico.

Raquel Ribeiro disse...

Depois de ler este post já fiz uma maquina vazia com vinagre num copo no tambor e lavei os lençois a 60ºC
Ainda não sou capaz de abandonar o detergente liquido!