sábado, 5 de junho de 2010

O Nosso Corno Pré Histórico

Quando vejo as multidões de corno de plástico cor-de-laranja-Galp a soprarem como se fosse o som mais melodioso do planeta e a abrirem as fileiras de dentes num sorriso futebolístico, cheios de orgulho nacional, em êxtase tântrico porque viram a Selecção antes de partir para outro Continente, sinto que afinal ainda estamos muito próximos dos nossos antepassados pré-históricos, ou o que é pior, mais primitivos do que eles.
Também gosto muito de ver as casas aqui nas redondezas com bandeiras de Portugal hasteadas nos quintais e os carros já com motivos verdes e encarnados. O patriotismo sempre me comoveu, principalmente quando é sentido assim com tanto fervor por causa de uma bola. Quando não há campeonatos internacionais desta coisa chamada futebol as bandeiras bem podem servir para limpar o rabo, assoar o nariz, ou puxar o lustro ao carro a um Domingo, mas quando há bola "a gente somos muito portugueses".
Somos o mais antigo País-Nação do mundo e isso reflecte-se nestes gestos tão simples como forrar o encosto do carro com uma bandeira nacional.
Mobilizamo-nos e gritamos como adolescentes pelos jogadores do esférico, espiamos as casas e vidas deles, escutamos longas entrevistas como se ouvíssemos mestres da oratória e sabemos bem cá no fundo que isto é que faz uma nação.
Dêem-nos uma equipa de futebol que faça golos, uns cornos da galp para fazer muito barulho, umas bandeiras do país para apoiar os jogadores e fazer almofadas com elas e não precisamos de mais nada para nos sentirmos realizados como indivíduos nacionais.
Há c'orgulho do camandro em ser portuguesa, afinal o Crestenane Ronalde é tuga!!!

2 comentários:

sofia disse...

hehehehe
Demos então graças ao condomínio que proíbe a colocação do que quer que seja nas grades das varandas!
E abençoado isolamento aqui na terrinha, onde o som dos carros que passam só um burro o desafia e mais ao longe os galos e galinhas
Tive de ir visitar a minha mãe para ouvir por 1ª vez um desses cornos laranjas (que eu julgava serem dados mas afinal eram a pagantes)
Vais-nos dizer que queres melhor patriotismo que esse? e a emoção, o choro das "marias" ao verem passar um autocarro?
Já viste se isso pegava? consegues imaginar um qualquer motorista da carris, ou stcp, ou lá o que seja na terra de cada um, a abrir a porta do autocarro e ver toda a gente a chorar de alegria?...
Isso sim era digno de se ver! (com eu sem corno laranja!)

Matilda disse...

Engraçado nao é? Visto daqui de fora o povo portugues é do mais negativo e depressivo sobre tudo.