quarta-feira, 21 de julho de 2010

Este País Não é Para Ninguém Ponto.

No seguimento do meu dia de ontem, hoje continua a saga de ser portuguesa em terras lusas.
Esta manhã pergunto do alto da minha ingenuidade, inocência, ou tacanhice cerebral:
Porque é que não podemos vacinar as crianças em qualquer centro de saúde? Porque é que tem que ser no da área de residência?
Da última vez que fui vacinar o António avisaram-me: No mês que vem vamos entrar em obras, por isso ligue antes de vir para saber onde é que estamos. Então e porque é que não posso ir com ele a outro Centro de Saúde? Ah, sabe é que o processo dele está aqui e não pode ir a outro sítio vaciná-lo. Que grande e rotunda estupidez, penso eu.
Hoje lá telefono para o Centro de Saúde a fim de saber onde raio estão aquelas almas a dar picas. Liguei cerca de 200 vezes, o que as senhoras fazem é atender o telefone e pousá-lo, ficando eu a ouvir as conversas das lesmas ao longe. Grito, insulto, volto a gritar e nada. Ali fica o telefone pousado e a minha raiva e impotência a crescer de forma avassaladora.
Nada é fácil por aqui, mas é que mesmo nada.

12 comentários:

Naná disse...

Mas espera lá... no centro de saúde onde vou com o puto às picas, as sr.ªs enfermeiras lançam tudo num "sistemazinho informático", todas as picas que deram e em que data... o que me faz pensar que existe um sistema de registo informatizado a nível regional ou nacional (afinal é um Plano Nacional de Vacinação ou nõa?!) e sem falar de que no boletim essa informação também consta... eu cá tentava, "no alto da ingenuidade e inocência", ir a outro centro de saúde para tentar conseguir a coisa...

Lia disse...

este pais qqr dia afoga-se em papel de tanta burocracia, ou então cai num mega-buraco da calçada!
Irra!

Rute disse...

Eu também não vacino o meu filhote no centro de saúde da minha área de residência, mas sim no do meu trabalho e o ano passado quando fomos de férias a enfermeira disse-em que podia vaciná-lo no centro de saúde do local onde ia passar férias...

Carla Macedo disse...

podes, podes. eu já vacinei o meu filho em 3 centros de saúde diferentes e nunca houve problemas. levas o boletim de vacinas, vêem que está na altura da administração. comigo foi sempre sem stress. é só explicar e reivindicar.

Ana C. disse...

Meninas obrigada, mas a questão aqui é que se for para outro Centro de Saúde me arrisco a levar com um paleio burocrático em cima e sinto-me demasiado cansada para mover a logística toda da vacinação, chegar lá e bater com o nariz na má vontade dos outros. Tenho escrito tanta carta, mandado tanto fax, tropeçado em tantos obstáculos, quer na estrada, quer nos serviços, que me sinto exausta, a sério. Se pudesse dava eu as vacinas ao António. Aliás, até há uma que vou dar aqui em casa, o Rotatec oral.

Dorushka disse...

Ana, não é verdade, podes dar as vacinas onde quiseres. Os processos já estão informatizados e até entre o público e o privado há comunicação. O meu miúdo levou as penúltimas vacinas no hospital particular onde vai às consultas de pediatria e as últimas no centro de saúde da minha área e as outras estavam lá registadas. E não houve burocracia nenhuma, querida.
E não dês nenhuma vacina ao menino, mesmo orla, porque isso tem que ficar registado.
Beijinhos

Ana C. disse...

Dorushka uma das características dos nossos funcionários é darem as informações erradas. Obrigada :)

Dorushka disse...

Não é só as erradas, é mais as que querem.
De nada.

Ana C. disse...

Pessoal, como é que andei a dormir tanto tempo? Já descobri uma clínica onde administram vacinas das 9 às 18!!!!! Não tenho que andar a correr em função dos horários de uma hora do centro de saúde. Sinto-me outra :)

Dorushka disse...

Boa!
A única desvantagem de não dar as vacinas no centro de saúde é que não é grátis. O serviço, o acto de enfermagem. As vacinas são.

R disse...

Realmente há coisas neste país que o seu funcionamento nos tira do sério. Mas acho que podes vacinar a criança noutro Centro. Afinal para que serve o Boletim de Vacinas, não fica lá tudo anotado?
Não temos que o apresentar sempre?

salpicos de luz disse...

É por estas e por outras que desisti do centro de saude. Agora, os meus 3 pikenos são vacinados na Clinica Parque dos poetas. Sem complicações, sem horários esquisitos.