quarta-feira, 29 de abril de 2009

Quando os Funcionários Sabem Menos do que Nós

- Estou, olhe queria fazer uma reclamação.
- Eu estou a falar com quem?
- Ana C.
- E em que posso ser útil?
- Eu tinha mudado da PT para a Netcabo, entretanto ligou-me um comercial da PT com uma oferta melhor e.........
Enfim desbobino a longa e interminável saga com detalhes, datas, recibos, telefonemas. No final do relatório verbal que cuspi cá para fora:
- Só um momento que vou passar a sua ligação.
Aguardo ao som da sinfonia Dá-me Música que eu Gosto.
- Eu estou a falar com quem?
Penso para mim hás-de ter muito com isso.
- Em que posso ser útil?
E eu repito a história já com alguns esquecimentos e nuances novas pelo meio. No final:
- Só um momento que vou passá-la para outro departamento...
Volto a repetir a história com uma grande vontade de inserir uns palavrões para colorir melhor a narrativa aparentemente sem solução.
Como é evidente o problema é que ninguém sabe como resolver o problema. Escrevemos cartas, mandamos faxes, vamos pessoalmente à PT, toda a gente diz que tudo bem, a reclamação foi atendida e que vai ser examinada e que isto e que aquilo. Nós esperamos. Esperamos o pior é claro.
Passados uns meses recebemos uma carta de uma advogada. A nossa dívida à PT iria para tribunal.
Conhecendo os meandros burocráticos deste país e sabendo de antemão que quem se lixa sempre é o mexilhão, por muita razão que tenha. Toca de ir à DECO.
Passado um mês carta da PT com um pedido de desculpas formal às nossas pessoas.
No meio de tudo isto a DECO funcionou bem. Mas e quem não conhece os seus direitos? Quem se deixa afogar nas exigências de cartas, faxes, reclamações por escrito, por telegrama, por pombo correio, com caneta cor de rosa nas três primeiras linhas, azul bebé nas duas últimas, papel timbrado. Quem se deixa enganar por aquelas pessoas geniais do outro lado do telefone que com a voz mais firme e segura deste mundo respondem sempre, mesmo quando não fazem ideia do que lhes estamos a perguntar. Ainda que não seja a resposta certa, o que importa é dizer qualquer alarvidade para sossegar o mexilhão. Mal por mal, se o cliente voltar a ligar nunca apanha o mesmo funcionário. Por isso, que mal pode acontecer em dar uma informaçãozita errada, ou duas?

14 comentários:

Irina A. disse...

O grande mal é as pessoas não saberem como resolver essas situações. Os Tugas são pacificos por natureza...
Eu chego a desesperar cada vez que ligo para a TV Cabo. Tens bem razão Ana... quando ligo para esses serviços, por vezes julgo estar a falar com gente sem cérebro.

Anónimo disse...

Mais do que exasperada fico verdadeiramente a espumar e de olhos raiados de cada vez que me passam as chamadas de departamento em departamento, sem nunca terem o simples cuidado de explicar ao que vem a pessoa que está pendurada em linha à espera de um funcionamento razoável de dada instituição, seja de renome ou não. É que se há algo que me deixa tresloucada é essa enorme falta de respeito. Fazem-nos parecer uns insignificantes discos riscados. O que também já me aconteceu ao ligar para um desses serviços 'dá-me música que eu gosto' foi, na falhada capacidade de resposta para o problema apresentado, desligarem-me o telefone na tromba como se de uma chamada que caiu inadvertidamente se tratasse. Isto já me aconteceu mais do que uma vez. E foi sempre tão, mas tão evidente que nesses casos sou o mais radical possível, corto o mal pela raiz, acabou-se a minha ligação àquela entidade.

Ana C. disse...

Kitty o grande mal é não haver um local materializavel onde possas materializar as reclamações. É tudo feito à distância, por telefones. E quem está do outro lado está-se literalmente a borrifar para ti.

Ana C. disse...

Ai Socas quando tens que repetir a história toda vezes sem conta é de tirar a paciência ao Dalai Lama.
A nossa situação com a PT surgiu precisamente porque cortámos com eles e quando o fizémos, andaram atrás de nós com propostas mais aliciantes que a NetCabo e a única coisa que tivémos foi uma espiral de loucura digna dos livros do Kafka...

DIABINHOSFORA disse...

A TV cabo é do pior que há aqui pelas bandas do meu inferno! Quem a tem reclama, quem não tem diz que não quer ter! É um contínuo alternar entre não funcionar o telefone, ou a internet, ou ou a televisão, para não falar nas possíveis e muito prováveis combinações das três possibilidades. Um dia destes telefonou-me um amigo que na brincadeira disse que era da TV cabo e eu claro, soltei os cães, até descobrir quem era, rsrsrsrssr

Anónimo disse...

enfim...tenho pena das pessoas de mais idade que sao mtas vezes enganadas assim...e que nao fazem valer os seus direitos..

Ana C. disse...

Diabinhos são todos maus. Basta teres um problema qualquer para te aperceberes disso ;)

Ana C. disse...

Hannah acredita que são grandes vítimas não só do mau atendimento destes servidores, mas principalmente dos burlões.

Only Words disse...

Infelizmente existem muitas empresas ou entidades com pessoas mal formadas, sem aptidão para desempenhar as funções que desempenham. E sim, o tuga é, por vezes, muito passivo face a determinadas situações. Se há coisa que não admito, é que me façam passar por parva. E quando me chega a mostarda ao nariz, leva tudo por tabela. Depois, depois há sempre aquele livro maravilhoso, chamado Livro de Reclamações, que muitos desconhecem ou não querem fazer uso dele. E não me venham com a conversa do "ah e tal e escrever não resolve!"

Pp_FANTASMA disse...

Conheces a palavra Incompetência:)?
Boas malhas:)

Ana C. disse...

Only Words o nosso país está a saque. Nota-se em todo o lado que ninguém desempenha as funções com brio. Por muito que não se goste de andar a atender telefones, já que o fazem têm que o fazer bem.

Ana C. disse...

PP incompetência é uma palavra que começa a definir muito bem o nosso país em todos os níveis...

Ju. disse...

Cá em casa também já aconteceu uma coisa muito semelhante e, felizmente, a DECO também esteve muito bem! Enfim, é o país que temos..

L. disse...

Pior é quando eles dizem que o determinado funcionário não existe na empresa!!!