domingo, 26 de abril de 2009

Moderação de Comentários

Sei que vou falar "contra" quase todos os meus blogs de eleição. Mas eu tenho que vos fazer esta pergunta:
Porque é que moderam os comentários? É que só me faz lembrar a ida à censura.
Compreendo quando certos blogs começam a receber comentários anónimos e por uma questão de bom senso decidem filtrar os insultos. Agora os vossos queridos blogs, inofensivos, de um bairro tão pacato, onde ainda não se trancam as portas à noite? Porquê?
É um fenómeno que há muito tempo me deixa curiosa. Por isso vos peço a vocês queridos moderadores e companheiros de blogosfera, se assim o desejarem, que me esclareçam acerca desta minha dúvidazinha...

35 comentários:

Sílvia disse...

Bem, acho que não o faço por nenhuma razão em especial, simplesmente gosto de os ler antes de os publicar, é mais um hábito do que outra coisa porque publico todos os comentários e tento responder....

É uma boa pergunta a tua para a qual não te sei dar uma boa resposta...

bjinho****

Miguel disse...

No meu caso tem uma razão de ser: se não os moderar "perco-os", ou seja, eles são logo publicados e não consigo ler todos!! É só isso!
Por norma publico todos os comentários, mesmo os que não vão de encontro à minha opinião. Afinal isto é uma democracia. Contudo, devo confessar que a moderação de comentários já me poupou algumas chatices, nomeadamente a de insultos anonimamente largados no blog por pessoas que me conhecem. E insultos só os aceito cara a cara.
Pronto, é isto!

Irina A. disse...

Estou com a Sílvia e o Miguel, os meus motivos sãos os mesmos.

Ana C. disse...

Sílvia obrigada por teres satisfeito a minha curiosidade mórbida :)

Ana C. disse...

Miguel concordo absolutamente quanto aos insultos. Por isso penso que quando começam a parar na caixa de comentários insultos anónimos, ou seja, lixo cobarde, há que recorrer à moderação sim sem dó nem piedade.
Isto é mesmo uma dúvida existencial que tenho... Obrigada pelo esclarecimento :)

Ana C. disse...

Kitty não vale copiar motivos ;)

Melissa disse...

É que havia muito spam antigamente, a zona de comentários aparecia cheia de porcarias...
Eu não modero, mas gosto da verificação, para evitar esses ditos cujos.

Ana C. disse...

Melissa WTF? E eu ingénua fui tirar a verificação das letras que andavam a moer o juízo aos leitores. COnfesso que de cada vez que tenho que verificar palavras fico vesga. Mas ao primeiro sinal de lixo por aqui, voltam as letras em cantonês...

A minha Pequena Luzinha disse...

A proposito disto ou talvez não... que é feito do seu texto com o titulo "Joaquim" que estava brilhante e desapareceu do seu Blog? Será que sofreu algum tipo de censura.....

Ana C. disse...

A Minha Pequena Luzina, sofreu sim uma auto-censura. É que comecei a pensar que o nosso querido Joaquim podia um dia vir parar a este blog e não queria ser eu a acabar com uma amizade de infância.
Eu às vezes sou muito ingénua e penso que ninguém vem aqui ler estes disparates...

Anónimo disse...

Bem, a minha explicação é muito simples: embora nao tenha nada a esconder, nem sempre posso vir ao blog. num blog anterior que tive, uma menina resolveu aproveitar-se disse para me ir insultar o que provocou uma cascata de discussoes por aí fora. ora, chego eu muito descansada passado uns dias ao blog e lá estava uma discussão enorme, a bem dizer, uma peixeirada. e foi a partir daí que decidi que ia por a moderação, para evitar fazer do meu blog um mercado da ribeira;)

tambem nao gosto de ter moderação, sinceramente nao gosto, mas acho menos mau do que ter e lidar com discussoes e confusoes, das quais quero é distância:S

Ana C. disse...

Hannah eu já percebi que há malucos em todo o lado. Aqui não haveria de ser excepção. Quer dizer que quando chegaste linda, leve e solta, tinhas o blog infestado... Meu Deus!

Maria Tudor disse...

Bom Ana C, digamos que receber diariamente, durante meses, comentários de gente ordinária que pede "Deixa-me ir-te ao Cu" ou "Dá-mo"... não lá assim muito agradável.

Mas se queres que te diga,comentários como os identificados supra, até foram dos mais simpáticos que recebi numa dada altura.

:) Cada um com as suas razões!!!

Ana C. disse...

Maria Tudor para esse tipo de comentários, mais do que moderá-los, devia existir uma espécie de fogueira virtual mal cheirosa para onde pudessem ser arremessados sem dó nem piedade.
Chega a ser assustadora tanta diarreia mental de quem não têm mais nada que fazer senão dedicar-se ao insulto brega.
Nem sei que te diga...

Miss Glitering disse...

Tal e qual como disse a Maria... porque há gente que vive só da vida dos outros e a quem dá gozo chatear.

É a única razão.

Bj

Precis Almana disse...

Para ler os comentários todos pode pedir-se para serem enviados para o email, é só indicar. Eu tenho isso e não os perco. Assim como ficam no blogger.
Relativamente à moderação de comentários, para mim também é incógnita. Eu já tive um blogue mais malandro e nunca recebi comentários ofensivos. Nunca, mesmo nunca. Havia quem dissesse que era pelo tom que eu imprimia aos posts, não sei. Mas acho que em alguns blogues as pessoas começam a ser estúpidas também um bocadinho pelo tom em que se lhes responde... penso. Não quer dizer que seja sempre o caso, mas por vezes a melhor maneira é ignorar o que é dito - quando é mesmo muito mau - e talvez não voltem. Claro que também depende se o blogue é anónimo ou não...

Anónimo disse...

Ora aqui está algo que também me irrita e muito: o belo do lápis azul à boa maneira ditatorial. É que, se de facto nunca houve qualquer antecedente de comentários ofensivos, explicitamente vulgares, ordinários, do mais baixo nível, nesses espaços, então a moderação não faz qualquer sentido, para mim. Mais: angustia-me comentar e não aparecer de imediato o que acabei de escrever. Parece que quando o blogger finalmente publica (a seu bel-prazer em termos cronológicos) aquelas palavras se transformaram anacronicamente obsoletas. A verificação de letras combinada com a moderação ainda me complica mais com os nervos, aí sim, fico com ainda menos vontade de tecer qualquer comentário ao mais brilhante dos posts. Mas enfim, cada um sabe de si.

Only Words disse...

Os comentários do meu blog têm mesmo de ser moderados. Não é uma questão de censura ou escolher publicar o que mais me apraz. A verdade é que há pessoas que não têm nada que fazer e resolvem vir insultar e, até, expor lados mais privados que não são chamados à praça pública. Eu escrevo e revelo-me até onde quero ou acho que devo ir. Porque enquanto existirem "pessoazinhas" que não encontram outro meio de distracção, os comentários têm mesmo de ser aprovados.

Anónimo disse...

Nem mais! acho que foi durante uns dias que fui passear para algum lado onde nao tinha net...e depois como estas coisas me consomem os nervos, achei melhor passar a evitar...;). ja agora o tal comentario era mais ou menos assim: "deves ter a mania que escreves bem!! ve se cresces, os temas sao sempre os mesmos, ele, eu, eu, ele! tambem bebes absinto e tens mil amantes como o Fernando Pessoa?"

pronto...rastilho ateado e foi por aí fora:D..agora rio, mas na altura mexeu-me com o nervoso!!!!

Ana C. disse...

Miss Glitering eu tenho para mim que a maior parte são pessoas que sabem de quem é o blog, tipo inimigos da vida real, que não têm coragem de insultar cara-a-cara, então esfregam as mãos quando descobrem um meio de o fazerem anónimamente...

Ana C. disse...

Precis tal como disse à Miss Glitering, eu estou desconfiada que a maioria deve vir de pessoas bem de perto...

Ana C. disse...

Socas quando não há antecedentes de insultos confesso que a mim também me impacienta um bocadinho o meu comentário, que é uma reacção imediata àquilo que acabei de ler, andar no limbo não sei quanto tempo. É claro que há blogs que são mais rápidos a publicar do que outros. Mas enfim cada um sabe o que é melhor para o seu blog :)

Ana C. disse...

Only Words e Hannah esses casos eu excluí logo no texto do post. Não me fazem confusão nenhuma, eu faria exactamente o mesmo se decidisse aparecer um tarado por estas bandas. Falo apenas dos blogs que não têm antecedentes criminais...

Izzie disse...

Oh pah... eu sei lá:):)

L. disse...

Tal como o Miguel: "se não os moderar "perco-os", ou seja, eles são logo publicados e não consigo ler todos!! É só isso!
Por norma publico todos os comentários, mesmo os que não vão de encontro à minha opinião."

E como nos meus antigos blogs, já tive casos de insultos, não o permito desta vez. Porque este mundo bloggeiro é pequenino e porque sei que as pessoas que me insultaram na altura me lêem e comentam com as outras pessoas o que escrevi, desta vez não "há pão para malucos".

Beijinhos

Ana C. disse...

Izzie então isso é resposta? ;)

Ana C. disse...

L. os insultos para mim são mais do que justificativos, nem questiono...

Tasha disse...

No meu caso é pura e simplesmente gosto pelo poder.... Maléfico, nao???? Já que nao mando em mais nada....
Que gozo me dá receber os emails a dizer: Aprovar: Recusar; Moderar... Power to the people!!!

Joanissima disse...

Eu cá modero-os para evitar que sejam publicados insultos de gente desocupada e mal educada....
Ultimamente nem tanto, felizmente, mas houve aí um altura em que era inacreditavel....

Ana C. disse...

Tasha haja sinceridade AH AH AH AH AH :)

Ana C. disse...

Joaníssima mas que porra de gente é que anda por este mundo e pelo mundo da vida real a distribuir insultos cobardemente. Que ódio! No tempo do Salazar não havia isto :)

Banita disse...

Eu também já escrevi um post sobre isso há algum tempo... também não entendo porquê...

Ana C. disse...

Banita e obtiveste as mesmas respostas?

Banita disse...

Acho que na altura não tinha e-leitores ou então não se manifestaram...
Percebo o evitar dos comentários insultuosos. Em relação ao perder os comentários, eu também recebo-os no mail, bem como respostas aos meus comentários como de certo, já te apercebeste. É tão mais fácil! Claro que depois recebo 50 e tal comentários só em 2 horas, mas como tenho tempo para geri-los, não me aborreço com isso!
Quanto às letras parvas onduladas... também as odeio de morte e tb já escrevi sobre elas nos banitos

PB disse...

Eu antes de ter este blog, tinha um blog de futebol, onde por vezes apareciam insultos. Como tal, e como não queria asneiradas e insultos no meu blog, decidi moderar. Depois criei este e mantive essa opção, por acaso não me posso queixar muitos dos comentários que recebi, mas prefiro assim. Qualquer opinião é aceite, desde que feita de forma adequada.
Beijinhos